Como trocar o óleo da transmissão automática – Virtus/Polo/T-Cross 200TSI

Substituição preventiva ajuda a aumentar a vida útil do conjunto

 

Realizar a troca do fluido de transmissão automática é essencial para preservar o conjunto de engrenagens e embreagens internas, aumentando sua durabilidade. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra o passo a passo de substituição do óleo de câmbio dos veículos da Volkswagen equipados com motor 1.0 turbo 200TSI e câmbio automático.

A transmissão que equipa os veículos com essa motorização, de 128 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque, recebe a denominação AQ250. Ela é feita pela Aisin e possui o código 09G, tendo seis marchas.

 

Procedimento de troca do fluido de câmbio

 

Passo 1: Suspenda o veículo no elevador, confirmando que a ignição esteja desligada antes de qualquer intervenção.

Passo 2: Remova o bujão de verificação de nível (B) e o tubo de nível (A) para permitir o escoamento do fluido. O volume drenado será de aproximadamente 3,4 litros.

Passo 3: Após a drenagem, reinstale o tubo de nível (A) e aplique o torque especificado de 2 Nm para garantir a vedação correta.

Passo 4: Abasteça a transmissão com 3 litros de fluido utilizando o equipamento VAS 6262/2 (C).

Passo 5: Reinstale o bujão de verificação (B) e aperte-o com torque de 27 Nm.

Passo 6: Com o motor ligado e o pedal do freio pressionado, mova a alavanca seletora por todas as posições de marcha, permanecendo cerca de 10 segundos em cada uma. Em seguida, retorne à posição P e desligue o motor.

Passo 7: Com o motor em funcionamento e alavanca seletora em P, remova o bujão de verificação (B). Se o fluido escorrer lentamente pelo orifício antes de atingir 45°C, o nível está correto. Caso contrário, adicione mais fluido e repita a verificação.

Obs: Para verificar o nível do fluido, sua temperatura deve estar no mínimo em 30°C.

Passo 8: Se o nível não estiver suficiente, adicione mais 1 litro e repita o processo de verificação.

Passo 9: Após confirmação do nível correto, substitua o anel de vedação, reinstale o bujão de verificação (B) e aperte-o com torque de 27 Nm. Sendo que o componente deve ser instalado antes que o fluido ultrapasse 45°C

 

Informações Adicionais

 

Volume total em enchimento a seco: 7 litros

Volume parcial (substituição): aproximadamente 4 litros

Fluido: VW G055540A2

Torques adicionais: filtro de óleo da transmissão (11 Nm) e parafusos do cárter (7 Nm)

 

Mecânico Pro

 

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