Atuação da tração integral depende do bom funcionamento desse componente
Componente essencial no sistema de transmissão, a caixa de transferência cumpre a função de transmitir a rotação do eixo cardã para as rodas traseiras e tem a necessidade de uma lubrificação adequada para conservar todo o conjunto, que sofre diversos esforços em seu uso. Dessa forma, a Revista O Mecânico traz o passo a passo para verificação e substituição do fluído desse componente.
Para realizar a substituição, as etapas são as seguintes:
-Remova a proteção plástica (A) na parte inferior traseira, para ter acesso à caixa de transferência.
-Solte o bujão de drenagem (A), para remover todo o fluído presente.
-Após o fluído terminar de escorrer, instale o bujão de drenagem com uma junta nova, apertando-o com 70 Nm de torque.
-Remova o bujão de abastecimento (A) do fluído da caixa de transferência.
-Adicione o fluído para engrenagens hipóides API GL-5, SAE 75W/90 (SHELL SPIRAX X ou equivalente) até que comece a escorrer do bujão de abastecimento em um fluxo fino. A capacidade de óleo da caixa de transferência do modelo 3.3 V6 é de 0,68 L.
-Instale o bujão de abastecimento com uma junta nova, aplicando um torque de aperto de 50 Nm.
-Instale a proteção plástica na parte inferior traseira, com 10 Nm de aperto nos parafusos.
Segundo a fabricante do veículo, a verificação do nível do fluído deve ser feita a cada 60 mil km ou quatro anos, o que ocorrer primeiro. Nesse procedimento de apenas verificação do nível, basta remover o bujão de abastecimento e checar se o fluído goteja ou escorre em um fluxo fino por esse bujão. Em caso negativo, pode-se completar o nível até que ocorra esse fluxo, apertando em seguida o bujão de abastecimento com uma junta nova, com torque de 50 Nm.
Também, segundo a fabricante, a troca do fluído da caixa de transferência deve ser realizada a cada 120.000 km nos veículos em uso severo, que inclui os que são usados em trânsito intenso, estradas de terra, áreas montanhosas, com reboque ou com carga máxima constante. Dessa forma, a manutenção preventiva ajuda a conservar as engrenagens internas e garantir o bom funcionamento da tração integral, presente no modelo.
Créditos: Mecânico Pro