Como substituir o retentor traseiro do virabrequim no Volkswagen Gol G5; Veja Tutorial

Passo a passo detalhado mostra a desmontagem das peças do motor, escoamento do óleo do câmbio, a remoção das mangas de eixos e mais

texto Felipe Salomão    fotos Corteco / Volkswagen/Divulgação

 

Vendido entre 2008 e 2012, o Volkswagen Gol G5 foi e ainda é um veículo de alto volume de vendas no mercado de usados com mais de 62 mil unidades transacionadas no Brasil só em julho deste ano.

Consequentemente, é um veículo fácil de se ver nas oficinas brasileiras, o que destaca a necessidade de um conteúdo técnico abrangente sobre todos os pontos do hatchback. Desta vez, apresentamos o passo a passo da troca do retentor traseiro do virabrequim do Volkswagen Gol G5, realizado pela Corteco, marca do Grupo Freudenberg, que foi enviado para Revista O Mecânico.

“Buscamos mostrar detalhadamente todo o processo de substituição do retentor traseiro do virabrequim, reforçando a maneira correta para que a manutenção seja feita de forma segura e eficiente, garantindo a integridade de todo o sistema. Além disso, oferecemos aos reparadores nossa expertise e soluções completas para facilitar o dia a dia deles”, explica Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco, empresa que fornece a peça para os Volkswagen Gol geração 5.

Motor Consagrado

A quinta geração do Volkswagen Gol conta com o motor EA111 1.0 aspirado de até 71 cv e 9,7 kgfm de torque, presente desde a geração G4. Esse conjunto motriz vem equipado com uma transmissão de cinco velocidades já bem conhecida. Esse propulsor é conhecido por sua simplicidade e baixa necessidade de manutenção.

 

Passo a Passo

1)   Remova a bateria desligada do motor do veículo.

2)   Escoe o óleo do câmbio.

3)   Solte as mangas de eixo, incline o motor, retire a caixa de câmbio e o volante da embreagem. Orientações correta para troca do retentor

4)   Retire os parafusos que fixam a flange e com o auxílio rosqueie três parafusos de 6 mm contra a face do bloco do motor para retirar o retentor.

5)   Retire a cola localizada no flange do cárter para não prejudicar o funcionamento do novo retentor.

6)   Com um pano seco, efetue a limpeza no virabrequim e na face do bloco do motor para evitar a contaminação e garantir perfeita vedação do retentor.

7)   Retire o sensor do retentor a ser substituído para que seja usado no novo retentor.

Montagem

8)   Instale o sensor no retentor. (8a) Observação: Não é necessário o uso de cola. Isso pode provocar contaminação e vazamento de óleo (8b)

9)   Utilize três parafusos de 6 mm sem cabeça como guia para a montagem e para garantir um perfeito alinhamento do retentor durante o procedimento.

10) Nunca retirar a luva antes da instalação. A sua função é servir como guia de montagem e proteção do teflon de vedação.

11) Coloque o retentor nos parafusos guias. Com as mãos, empurre-os contra a face do bloco do motor. A roda fônica e a luva plástica irão se destacar automaticamente.

12) Descarte a luva protetora, retire os parafusos guia, coloque e fixe os parafusos de cabeça sextavada, e fixe a flange do retentor.

13) Use a ferramenta Raven 111050 para o posicionamento correto da roda fônica no motor. Para isso, posicione o parafuso da ferramenta na posição de cada furo do G5.

14) Aplique uma fina camada de graxa na superfície da ferramenta para garantir um melhor contato com a roda fônica, dificultando o deslocamento da roda fônica no momento da montagem.

15) Coloque o furo existente na roda fônica na referência de montagem da ferramenta aplicadora.

16) Posicione os pinos de latão indicados na ferramenta nos furos existentes no eixo do virabrequim.

17) Aperte os parafusos de forma alternada, aplicando meia volta em cada um deles. Dessa forma, evita o risco de deslocamento e amassamento da roda fônica.

18)    Solte os parafusos e retire a ferramenta. Assim, estará concluída a montagem do novo retentor traseiro do virabrequim no VW Gol G5.

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