Como remover o airbag do lado do motorista – Ford Ka 2019-2021

Procedimento é necessário para realizar a substituição do componente, que precisa de atenção na hora dos reparos

Em caso de acidentes, é comum acontecer o disparo do airbag, um equipamento muito necessário para a segurança dos ocupantes do veículo. Além disso, pode ser preciso realizar um reparo no chicote ou no circuito elétrico, por exemplo. Nessas situações é preciso remover o airbag do volante, e, para auxiliar nesse processo, a Revista O Mecânico traz orientações sobre o tema.

As orientações são válidas para o Ford Ka de modelo 2019 a 2021. Esses veículos eram equipados com motores 1.0 de 85 cv e 1.5 de 136 cv, ambos com três cilindros. Os câmbios poderiam ser o manual de cinco marchas na versão 1.0 e 1.5 e o automático com conversor de torque e seis velocidades nas versões 1.5. O procedimento de remoção do airbag se aplica a todas as motorizações.

Ford Ka Sedan

1° Passo: Desconecte a bateria do veículo e remova o parafuso localizado abaixo da coluna de direção.

2° Passo: Com o volante a 45° no sentido horário, remova o parafuso localizado na coluna de direção.

3° Passo: Com o volante a 45° no sentido anti-horário, remova o parafuso localizado na coluna de direção.

4° Passo: Usando uma ferramenta para encaixar nas frestas, remova a cobertura plástica que recobre a coluna de direção.

5° Passo: Coloque o volante em 90° no sentido horário. Usando uma chave, pressione a presilha de metal para baixo, até destravá-la.

6° Passo: Coloque o volante em 90° no sentido anti-horário. Usando uma chave, pressione a presilha de metal para baixo, até destravá-la. O conjunto do airbag pode ser removida do volante.

7° Passo: Solte os terminais da buzina, e na conexão do airbag uma chave deve ser usada para soltar a trava, finalizando o processo de remoção.

Na instalação, basta seguir o processo na ordem inversa. Também, é importante lembrar que o airbag é um item de segurança, sendo que o mecânico deve estar atento para seguir todos os procedimentos preconizados pela fabricante, além de usar peças originais e de boa qualidade para evitar riscos à proteção dos ocupantes do veículo.

Créditos: Mecânico Pro

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php