Motor deve ser preenchido com óleo pressurizado a 2,5 bar, garantindo que a pressão não exceda os limites especificados pelo fabricante
Fotos: KS/Divulgação
Após o procedimento de retífica do motor, o preenchimento com óleo pressurizado é essencial para garantir que todos os componentes móveis estejam lubrificados desde a primeira partida. A Motorservice, divisão do grupo Rheinmetall responsável pelas marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF, por exemplo, é uma empresa que recomenda que o motor seja preenchido com óleo pressurizado a 2,5 bar, garantindo que a pressão não exceda os limites especificados pelo fabricante.
Portanto, para realizar a lubrificação, é preciso pressurizar e preencher com óleo as galerias, o filtro e o radiador do motor. Um pressurizador de óleo com acumulador de pressão facilita o processo. Com isso, basta adicionar o óleo recomendado no recipiente, fechar a válvula de alívio e atingir a pressão indicada (2,5 bar) com uma bomba manual ou dispositivo de pressurização. É importante observar que a pressão máxima não deve ser excedida para evitar danos ao sistema de vedação.
Os bujões nos canais de óleo ou o ponto de conexão do pressostato de óleo servem como pontos de conexão ideais para o processo de pressurização. Recomenda-se utilizar um ponto de conexão antes do filtro de óleo. Durante o preenchimento, é necessário monitorar o nível de óleo no recipiente, evitando que caia abaixo do mínimo, pois a entrada de ar no sistema exige repetição do processo.
Para confirmar a lubrificação, a pressurização do óleo deve ser feita sem o cárter e a tampa de válvulas, permitindo observar a distribuição do óleo nos mancais. Concluída a pressurização, a primeira partida deve ser realizada imediatamente para assegurar que os mancais e bronzinas estejam protegidos contra desgaste.