Acompanhe a troca do conjunto de turboalimentação dos caminhões Mercedes-Benz equipados com o motor OM 366 e as dicas de manutenção dos fabricantes para esses importantes componentes
Carolina Vilanova
Quando o conjunto de turbo de um caminhão apresenta problemas, o mecânico tem que estar atento antes, durante e depois de efetuar a manutenção. Isso porque é essencial detectar exatamente se o problema é mesmo no turbo, aplicar o produto corretamente e saber o que causou a falha para prevenir que não ocorra novamente na peça nova aplicada.
Alguns sintomas apresentados quando o turbo tem falhas podem ser confundidos com avarias do próprio motor. São eles: perda de potência, emissão de fumaça preta ou branca, ruídos e consumo excessivo de combustível. Por esse motivo, o técnico deve ter certeza de que é o turbo que precisa ser reparado, antes de começar o serviço. Então, analise todo o conjunto do motor e faça os testes apropriados antes de remover o conjunto de turboalimentação.
As manutenções gerais do motor realizadas corretamente e no prazo determinado pela montadora previnem que o turbo tenha desgastes prematuros. Logo, trocar o óleo lubrificante e os filtros, além de utilizar combustível de qualidade, são fundamentais para o bom funcionamento do conjunto.
Outro problema grave pode ser provocado pela falta de lubrificação do sistema. Por isso cheque o nível do óleo e verifique se está livre de contaminação, deterioração e oxidação do óleo. Veja também se não tem vazamentos ou falhas no sistema de filtragem.
Na hora da troca
Acompanhe a substituição de um conjunto de turbo dos caminhões Mercedes-Benz equipados com o motor OM 366. Esse programa foi exibido em O Mecâniconline com o apoio técnico da Oficina Diesel Truck, autorizada da Garrett.
1) Após a remoção do turbo danificado, realize uma inspeção geral para diagnosticar a causa do problema. Verifique se há trincas ou rachaduras nas mangueiras da tubulação de admissão (1A). Limpe o alojamento do filtro de ar, que deve ser substituído juntamente com o filtro e o óleo lubrificante. (1B)
2) Em seguida, examine o sistema de lubrificação do turbo e se o tubo de alimentação de óleo está em boas condições, sem amassados, trincas ou obstruções.
3) Faça uma checagem na tubulação de retorno do óleo lubrificante até o cárter, veja se há trincas, ressecamento ou outros defeitos. Se necessário, substitua as peças danificadas por novas.
Obs.: É recomendado fazer a verificação da pressão de óleo do motor e checar com os dados do fabricante do veículo.
4) Depois, confira se há placas ou objetos estranhos nas saídas do coletor de admissão e da tubulação de escapamento (4A). Verifique se a borboleta do sistema de freio motor (4B) não está acionada ou obstruída e faça uma inspeção geral no silencioso do escapamento.
Dicas para assegurar a garantia do produto e do serviço prestado |
Retire o turbo novo da embalagem e verifique se o produto não sofreu algum dano proveniente de acidentes no transporte. |
Verifique se está com o lacre do fabricante do produto.
Analise os componentes internos e veja, principalmente, se o conjunto rotativo está rodando livremente.
Preencha o certificado de garantia, que vem na embalagem, com todos os dados. Isso é necessário para assegurar a tranquilidade de seu cliente e de sua oficina, caso seja necessária a troca do produto.
Montagem: procedimentos iniciais
1) Na hora da montagem, faça uma inspeção e certifique-se de que não existe resíduos no coletor de admissão, pois corpos estranhos podem ser sugados para dentro do motor, causando avarias.
Obs.: Outro problema é a entrada de uma grande quantidade de óleo lubrificante no sistema de admissão que causará calço hidráulico no pistão. Para evitar, retire um bico injetor e faça uma análise no cilindro. Se o veículo possuir o sistema de intercooler, faça a remoção do conjunto e realize uma limpeza no sistema.
2) Inicie os procedimentos de montagem colocando os prisioneiros que fixam a carcaça do lado da turbina (2A). Solte os parafusos para poder regular o ângulo de montagem entre as carcaças do conjunto (2B).
Obs.: Um componente que merece atenção especial é a conexão que fica entre a saída de ar comprimido e a entrada do coletor de admissão. Troque os anéis de vedação sempre que remover o componente para algum procedimento de manutenção (2C).
3) Faça a conexão com o coletor de admissão. Coloque a junta que fica entre a saída dos gases e o sistema de escapamento e monte o conjunto no veículo (3A). Repita a operação na conexão entre o turbo e o coletor do escapamento e fixe a peça (3B).
Obs.: para facilitar o manuseio fixe a peça com duas porcas.
4) Encaixe a saída da carcaça do lado do compressor na conexão com o coletor de admissão e alinhe o conjunto para obter a vedação ideal. Fixe a carcaça da turbina.
5) Verifique o alinhamento do conjunto e aperte os parafusos na parte central entre as carcaças, iniciando pelo lado da turbina e seguindo para o lado do compressor. Na parte central do turbo, observe que o furo de entrada do óleo lubrificante, voltado para cima, é menor que o da saída para o cárter, que está para baixo.
6) Para finalizar o procedimento de fixação do conjunto, instale a tubulação de óleo lubrificante. Comece pelo tubo de alimentação do óleo e, em seguida, fixe as conexões da tubulação de retorno do lubrificante até o cárter (6A).
Obs.: Não aplique cola ou outro vedante líquido nas regiões onde vão as juntas de entrada e saída do óleo lubrificante para o turbo (6B).
7) Antes de montar a tubulação de admissão de ar, verifique se não existem placas que podem se descolar da parede interna da peça (7A).
Fixe a tubulação na entrada de ar do turbo e na saída do alojamento do filtro de ar. Veja se a tubulação possui outras conexões de saída de ar para outros componentes do veículo (7B).
Pirata, não!
É sempre importante lembrar que o sistema de turbo pode ser pirateado no mercado paralelo, então cuidado para não ser enganado. Conforme a Honeywell Turbos Tecnologies, fabricante dos turbos Garrett , os turbos piratas não detém a tecnologia do produto e trabalha com medidas e tolerâncias ineficazes, já que são segredos de fábrica.
As peças internas recolocadas no reparo pirata não são originais e não tem qualidade, além ter material e espessura que comprometem a durabilidade do produto e a segurança do usuário.
Reman é uma boa opção
Uma dica para quem quer gastar menos, mas manter a qualidade é utilizar uma peça remanufaturada, cuja troca dos itens internos é realizada pelo próprio fabricante. Porém, é importante que o técnico saiba diferenciar uma peça remanufaturada de uma recondicionada, alerta a Borgwarner.
Enquanto a remanufaturada aproveita-se a carcaça e trocam-se todos os componentes internos por novos. Já nas peças recondicionadas, os componentes são reaproveitados sem critério, as carcaças são construídas com sobremedidas alterando a característica aerodinâmica do turbo, que pode ocasionar, excesso de temperatura, aumento do consumo de combustível, perda de potência e fumaça.
Na BorgWarner, o pessoal técnico é treinado e apto para analisar todas as peças utilizadas para remanufatura. Além disso, os mesmos equipamentos utilizados para medição de peças novas, tais como, rotor do compressor, conjunto eixo rotor, carcaça central e demais peças, são também utilizados para medir nossas peças remanufaturadas. Além disso, tem 100% de garantia da fábrica.
Colaboração técnica: Oficina DieselTruck
Parabéns valeu a dica
Bom prezados foi muinto util as informações
Grato