Defeitos no componente podem gerar risco à segurança
A pinça de freio é uma peça fundamental do sistema de frenagem, responsável por aplicar a pressão necessária nas pastilhas contra o disco. Dessa forma, problemas nesse componente podem comprometer a segurança dos ocupantes. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra como diagnosticar a pinça de freio.
Um dos sinais mais comuns de problemas na pinça de freio é o veículo puxar para um dos lados durante a frenagem, causado pelo travamento ou não aplicação da força necessária na frenagem. Entretanto, nos veículos com distribuição eletrônica de frenagem, esse sintoma pode não acontecer.
Já um desgaste excessivo ou irregular nas pastilhas de freio também pode indicar defeitos na pinça, causados pela aplicação irregular de força. Outro indício de falha na pinça é o superaquecimento no disco de freio, que ocorre quando o êmbolo não retorna corretamente à posição de repouso, mantendo a pastilha pressionada contra o disco mesmo após o pedal ser liberado.
Se alguma roda estiver travando sem acionamento do pedal de freio, pode haver obstrução na linha hidráulica ou um defeito interno na pinça. Além disso, ruídos metálicos durante a frenagem em terrenos irregulares podem sinalizar desalinhamento da pinça ou dos pinos guias.
Por fim, o mecânico deve ficar atento quanto a vazamentos de fluido de freio próximos a pinça, que podem indicar falha de vedação no pistão. Também, para evitar problemas na pinça, o ideal é realizar a troca do fluido de freio nos intervalos recomendados, além de usar a especificação adequada de acordo com o veículo.