Equalização do amortecedor e ferramentas adequadas são alguns dos cuidados necessários
O amortecedor é responsável por amenizar os impactos sofridos pelo veículo em vias irregulares, além de manter o contato dos pneus com o solo. Por isso, deve estar em boas condições para garantir a segurança. Para auxiliar os mecânicos no momento da manutenção, a Nakata apresenta algumas dicas de instalação do amortecedor.
De acordo com o coordenador de Assistência Técnica da Nakata, Leandro Leite, primeiramente é necessário escorvar ou equalizar os amortecedores. Com o componente na vertical, basta descer a haste até o final e subir por cinco vezes ou até observar que não há vazios no deslocamento da haste.
“Para checar se o ar foi removido, basta observar se a haste fica firme desde o início até o final do processo de descida. Caso não esteja firme, será necessário repetir o movimento até sentir que o ar foi eliminado. Após equalizar o amortecedor, ele não deve mais ficar na horizontal senão o procedimento de equalização deverá ser realizado novamente”, informa.
Leite alerta para o uso de ferramentas adequadas ao efetuar o aperto da porca superior do amortecedor no momento da montagem. Existe no mercado um kit de ferramentas que cobre grande parte das peças existentes no mercado e são indicadas para segurar a haste no momento do torque final. Não se deve utilizar alicate pois ele provoca ranhuras na haste, podendo ocasionar rompimento do selo de vedação e vazamento do óleo.
Primeiramente, é feita a instalação do calço mola, se houver, depois batente, coifa, mola, prato e coxim.
Na suspensão McPherson, o amortecedor é preso em cima, depois embaixo, ou seja, a instalação é feita primeiro a parte superior e depois a inferior, lembrando que, em alguns modelos de veículo, o coxim tem posição de montagem.
Em seguida, basta verificar com cuidado o aperto das peças, lembrando que o aperto final deve ser realizado com o veículo apoiado no solo.