Componente é comum no sistema de direção de automóveis mais antigos, como VW Kombi e Fusca
Presente em veículos mais antigos, principalmente em camionetes, o braço Pitman é parte fundamental do sistema de direção do veículo. Dessa forma, para auxiliar no diagnóstico desse componente nos carros equipados com braços Pitman, a revista O Mecânico exibe os principais sinais de desgaste e falhas dessa peça.
O braço Pitman é basicamente uma alavanca metálica conectada diretamente ao eixo de saída da caixa de direção. Ele transforma o movimento rotativo do volante, através da caixa de direção, em movimento linear, que é transferido para a barra de direção e, depois, para as rodas dianteiras.
Um dos principais sintomas de desgaste no braço Pitman é uma folga excessiva no sistema de direção, que aumenta a quantidade de movimentos necessários no volante para manter o carro estável, além de diminuir a precisão da direção. Além disso, o veículo pode aparentar uma “flutuação” ou mudar de direção com leves movimentos do volante, sendo difícil manter o carro em linha reta, especialmente em velocidades mais altas.
Também, o desgaste irregular dos pneus dianteiros que pode aparecer de forma desigual, como em uma borda do pneu, por exemplo, pode sinalizar problemas no braço Pitman. Esse desgaste é causado pela variação na geometria da direção, que altera o alinhamento das rodas.
Ruídos metálicos e vibrações no volante também podem ser indicativos de problemas no componente, visto que as demais peças do sistema de direção podem entrar em contato umas com as outras ou operarem fora da faixa ideal de trabalho, ocasionado ruídos e vibrações.
Dessa forma, é preciso que o mecânico análise o braço Pitman quando o veículo apresentar algum desses sintomas, visto que o desgaste nesse componente pode comprometer a segurança, a dirigibilidade e causar desgaste prematuro de outros componentes da direção e suspensão, aumentando os riscos e os custos de manutenção.