Como diagnosticar problemas na junta homocinética

Peça costuma durar mais de 100 mil km, mas cria riscos caso tenha a sua manutenção negligenciada

A junta homocinética tem a função de transferir o torque da caixa de câmbio para as rodas, permitindo o movimento do carro para frente ou para trás, além do movimento vertical da suspensão. Dessa forma, para auxiliar no diagnóstico desse importante componente do sistema de transmissão, a Revista O Mecânico mostra os principais sinais que indicam o fim de sua vida útil.

No veículo, a junta homocinética fica localizada junto ao cubo da roda, ficando apoiada no semieixo conectado ao câmbio. Essa junta é protegida por uma coifa de borracha com graxa, onde há esferas de aço de alta resistência que deslizam dentro de cavidades, sendo mantidas no lugar por uma estrutura metálica.

Um dos principais sintomas de defeitos na junta homocinética são ruídos e estalos ao fazer curvas acentuadas, que indicam problemas no componente. Outro sinal possível é um som de “batida” ao acelerar ou desacelerar, sugerindo um desgaste excessivo da junta do eixo. Também, a presença de graxa na parte interna das rodas pode indicar um vazamento na coifa protetora.

Ao conduzir o veículo, uma vibração excessiva, que piora com o aumento da velocidade, pode ser causada por uma junta desgastada, desalinhada ou quebrada. Nos casos mais graves, como na falha completa da junta, o eixo pode se soltar, danificando os componentes da suspensão e até causando acidentes.

Para analisar a junta homocinética, o primeiro passo é verificar o estado da coifa quanto a rachaduras, vazamentos de graxa ou braçadeiras soltas, que indicam a necessidade de inspeção e sua possível substituição. Dirigir o veículo, fazendo curvas fechadas em baixa velocidade e procurando por estalos ou cliques, pode ajudar no diagnóstico.

Além disso, uma inspeção visual e testes manuais, como verificação da junta em todas as direções, ajuda a identificar folgas, travamentos e comportamento ou ruídos incomuns.

Por fim, é importante se manter atento quanto ao desgaste excessivo da junta homocinética, visto que ela pode afetar o sistema de transmissão, a suspensão e nos pneus. Em casos extremos, a falha completa pode fazer com que o veículo perca o controle ou pare de maneira inesperada, representando um grande risco, especialmente em altas velocidades.

 

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