Procedimento não é complexo, mas é de extrema importância em veículos híbridos e elétricos para evitar incidentes
Antes de fazer qualquer intervenção mecânica em veículos híbridos, é preciso desenergizar o conjunto das baterias de alta tensão, visto que podem ocorrer acidentes graves e até mortes caso haja uma descarga elétrica. Por isso, a Revista O Mecânico apresenta um guia desse importante procedimento para o Toyota Prius.
Lançado pela Toyota no mercado nacional em 2013, o Prius é um veículo híbrido HEV, no qual as baterias são carregadas pela conversão da energia proveniente das frenagens e pelo carregamento proveniente do motor 1.8 aspirado que funciona em ciclo Atkinson. A potência combinada do motor à combustão associado aos dois motores elétricos presentes no modelo é de 123 cv, enquanto o torque combinado não é informado.
Antes de iniciar o processo de desconexão da bateria de alta tensão, o mecânico precisa usar os EPIs preconizados pela norma NR10. Além disso, o veículo deve ser colocado em um local isolado e sinalizado. Para iniciar o procedimento, com a chave de ignição na posição OFF, aguarde dez minutos e remova a bateria de 12 V localizada na parte traseira do veículo, conforme a figura 1.
O próximo passo é localizar o disjuntor de serviço do circuito de alta tensão, que fica localizado embaixo das capas de proteção no piso do porta-malas, além da cobertura traseira da bateria de alta tensão, conforme a figura 2.
Após retirar as capas de proteção e a cobertura traseira da bateria de alta tensão, localize a trava de segurança vermelha, deslocando-a lateralmente para a esquerda conforme o passo 1 da figura 3. Depois, gire essa trava no sentido indicado pelo passo 2 da figura 3. Para iniciar a manutenção, aguarde no mínimo 30 minutos depois da desconexão do sistema de alta tensão e meça para verificar a presença de tensão residual no conjunto.
O mecânico deve seguir corretamente todos os procedimentos preconizados pela fabricante acerca do sistema de alta tensão antes de efetuar as intervenções mecânicas, para conservar a integridade do reparador, de terceiros e do veículo.
Créditos: Mecânico Pro