Assistência presente em grande parte dos veículos atuais, oferecer o serviço de calibração pode ser um diferencial na oficina
Para o funcionamento adequado do controle de cruzeiro adaptativo (ACC), o radar instalado na parte dianteira do veículo precisa estar ajustado corretamente. Caso haja a remoção do radar ou existência de danos frontais, é preciso realizar o procedimento de ajuste do novo componente. Assim, para auxiliar o profissional nessa tarefa a Revista O Mecânico mostra esse passo a passo completo.
Esse guia é válido para as versões do Jeep Compass equipados com essa tecnologia de assistência a condução. Na linha 2025, a partir da versão Longitude os modelos já vêm com ACC. Antes de iniciar o procedimento é preciso verificar se não existe sujeira, desalinhamento do para-choque, danos estruturais ou no sensor.
Passo a passo de calibração do sensor:
Passo 1: Remova a moldura plástica de acabamento localizada próximo a grade frontal, para ter acesso aos parafusos de ajuste.
Passo 2: Retire a moldura menor da tampa do espelho de plástico localizada na parte frontal do alojamento do sensor.
Passo 3: Limpe qualquer sujeira lente de plástico na parte frontal do sensor, assim como na ferramenta de alinhamento vertical.
Passo 4: Conecte a ferramenta de alinhamento vertical 2024500080 sobre a carcaça do radar até que a ventosa conecte na lente do sensor de maneira firme. Caso seja preciso é possível molhar a ventosa com água para facilitar a conexão.
Passo 5: Usando uma chave Torx, gire o pino esférico de ajuste vertical que prende o sensor até centralizar a bolha do nível entre as duas marcas centrais, no frasco localizado na parte superior da ferramenta de alinhamento vertical.
Passo 6: Desconecte a ferramenta de alinhamento vertical do radar.
Passo 7: No scanner, realize a calibração horizontal do sensor, através da função “ajustar sensor do radar dianteiro estático”. Essa nomenclatura poderá ser diferente a depender do tipo de scanner utilizado.
Passo 8: Com o procedimento automático finalizado, reinstale a moldura menor da tampa do espelho de plástico localizada na parte frontal do alojamento do sensor e depois a moldura plástica de acabamento localizada próximo a grade frontal.
Passo 9: Para finalizar, realize um test-drive verificando o funcionamento correto do controle de cruzeiro adaptativo.
Para o mecânico, é importante se especializar no reparo dos sistemas de assistência à condução, visto que estão se tornando cada vez mais comuns nos automóveis atuais e vão aparecer mais frequentemente nas oficinas.
Créditos: Mecânico Pro