Falhas de combustão podem decorrer de problemas na injeção de combustível
A injeção de combustível na quantidade correta e no tempo certo é fundamental para que o motor funcione adequadamente. Quando há problemas na injeção, é possível analisar os sinais elétricos dos injetores para diagnosticar problemas. Dessa forma, a revista O Mecânico exibe os sinais corretos de injeção para o Peugeot Expert.
Os valores e formatos de onda de referência apresentados são válidos para os veículos equipados com o motor 1.6 de código DV6FCU. Esse propulsor desenvolve 115 cv a 3.500 rpm e torque de 30,6 kgfm a 1.750 rpm.
Para realizar o diagnóstico, é preciso comparar os valores de tensão de ativação das válvulas injetoras, além de verificar o formato de onda e a frequência de ativação nas condições de motor aquecido e em 800 rpm, e depois 2.000 rpm.
Depois, também é importante verificar o comportamento da injeção de combustível quando o ar-condicionado está ligado, visto que a ECU precisa ajustar a quantidade e o tempo de injeção de acordo. As condições do motor são as mesmas, aquecido, em 800 rpm e após em 2.000 rpm.