Como analisar os sinais elétricos dos injetores diesel – motor BlueHDi Peugeot e Citroën

Comparar os valores existentes no veículo com os valores padrões auxilia na identificação de problemas

Identificar corretamente as falhas no sistema de injeção diesel é fundamental para o bom funcionamento do motor. Quando os bicos injetores possuem um fluxo de combustível diferente do especificado, podem ocorrer diversos problemas no propulsor. Pensando nisso, para analisar o comportamento desses componentes, a Revista O Mecânico exibe o procedimento de teste através dos sinais elétricos.

Os sinais elétricos apresentados são válidos para o motor 1.6 BlueHDi que equipou o Peugeot Expert e Citroën Jumpy ate 2022. Com quatro cilindros e turbocompressor, ele entrega 115 cv de potência e 30,6 kgfm de torque.

Para realizar a análise dos sinais elétricos dos injetores, é preciso utilizar um osciloscópio. No veículo, será necessário colocar o motor nas situações de rpm descritas na imagem abaixo, comparando os pulsos de injeção com os valores padrão.

Assim, caso haja diferenças nos valores dos injetores do veículo, pode ser um indicativo de defeito nos bicos injetores. Além disso, analisar os demais componentes do sistema de injeção, como bombas de alta e baixa pressão, pode auxiliar na hora dos reparos.

Créditos: Mecânico Pro

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php