Sensores fornecem informações fundamentais para a injeção eletrônica do motor SCe
No ciclo de admissão, o combustível injetado tem sua quantidade e tempo calculados com base na velocidade de rotação e ciclo atual de funcionamento do motor. Essas informações são fornecidas pelos sensores de fase e RPM, e, dessa forma, a revista O Mecânico mostra como fazer a análise dos sinais fornecidos para o motor 1.6 SCe do Sandero e Logan.
Esse motor aspirado de 1.6 litro tem quatro cilindros e entrega 118 cv de potência e 16 kgfm de torque. Ele possui duplo comandos de válvulas, com variação na admissão. Os sinais padrões fornecidos para os sensores de fase e RPM abaixo são válidos para esse motor.
O procedimento de diagnóstico consiste em comparar os sinais obtidos no veículo em teste com os valores padrões, para que seja possível detectar problemas nos sensores ou no sincronismo do motor.
Também, é importante que o mecânico configure o osciloscópio na mesma escala fornecida nos sinais padrões e deixe o motor em teste nas mesmas condições do motor padrão, para que seja possível comparar os sinais de maneira equivalente.