Diagnosticar corretamente o componente pode diminuir custos de manutenção
Na vela, a centelha que inicia a combustão da mistura ar-combustível é gerada pela bobina, que transforma a baixa tensão da bateria em alta tensão. Dessa forma, problemas nesse processo podem acarretar falhas de ignição no motor. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra como analisar o circuito primário e secundário da bobina do Fiat Palio.
Os valores e procedimentos apresentados são válidos para os veículos equipados com o motor 1.3 à gasolina da família Fire com 16 válvulas e duplo comando de válvulas. Nessa configuração, o motor entregava 80 cv a 5.500 rpm e 12 kgfm a 4.000 rpm.
Em ambos os casos, com o motor aquecido, deve ser medida a tensão elétrica de ativação dos componentes na situação de marcha-lenta e em 3.000 rpm. Além disso, é importante comparar o formato do sinal obtido do carro em teste com o formato de referência, conforme imagens abaixo.
Circuito primário
Circuito secundário
Circuitos primário e secundário








