Funcionamento da peça pode afetar a marcha lenta e causar falhas no motor
O corpo de borboleta tem a função de permitir a passagem de ar para o motor, para que ele seja misturado com o combustível e haja a combustão. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra como diagnosticar o funcionamento do corpo de borboleta do Nissan Sentra.
Os valores e procedimentos apresentados são válidos para o sedã feito a partir de 2018 com a ECU ME 17.9.55, quando equipado com o motor 2.0 MR20DE. Esse propulsor é aspirado e tem quatro cilindros, entregando 140 cv de potência e 20 kgfm de torque.
Para realizar o diagnóstico, primeiro é preciso verificar os valores de tensão e o formato do sinal gerado nos pinos 5 e 6 do corpo de borboleta, nas condições de marcha lenta e de aceleração rápida, comparando os valores obtidos com os de referência.
Depois, é útil verificar o valor de resistência entre os pinos 5 e 6, que deve ficar entre 1 e 15 Ω a uma temperatura de 30° C. Por fim, checar a continuidade do sinal dos pinos de conexão do corpo de borboleta na ECU também pode ajudar a identificar falhas.