Defeitos podem alterar a leitura dos sinais feita pela ECU
Quando há problemas nos sensores de oxigênio, chamados popularmente de sonda lambda, pode ser que a ECU perca a referência da mistura de combustível ou do funcionamento do catalisador, de acordo com o sensor com problemas. Dessa forma, a revista O Mecânico mostra como analisar esses componentes do Toyota Yaris.
A motorização de 1.3 litros que equipa o Yaris, denominado 1NR-FBE, desenvolve potência máxima de 101 cv, enquanto o torque é de 12,9 kgfm, entregues via um câmbio do tipo CVT ou manual de seis marchas. Os valores de teste apresentados são válidos para os sensores de oxigênio presentes nesse motor 1.3.
Para iniciar o diagnóstico, será preciso comparar os valores de tensão obtidos no sensor de oxigênio testado com os valores de referência na condição de marcha lenta do motor.
Além disso, é fundamental analisar a fiação do componente que faz conexão na ECU, procurando por defeitos na continuidade do sinal.
Sonda pré-catalisador
Sonda pós-catalisador