Fábrica de São José dos Pinhais no Paraná pode ser usada para produzir veículos eletrificados da Geely

Nesta semana a Renault e a Zhejiang Geely Holding Group confirmaram o acordo firmado em fevereiro deste ano e apresentaram o primeiro carro de sua parceria: o Galaxy EX5. O SUV 100% elétrico será o primeiro de vários carros que a Geely quer lançar no Brasil primeiramente importados e depois fabricados em São José dos Pinhais, no Paraná, em um formato inusitado até agora no mercado nacional.
A revista o mecânico conversou com o com os executivos envolvidos no projeto durante o anúncio oficial da parceria em São Paulo. Hoje com cinco produtos, a Geely tem uma fábrica compartilhada com a Renault na Coreia do Sul onde produz dois SUVs híbridos: o Monjaro pela Geely e o Grand Koleos pela Renault que são o mesmo veículo. Algo semelhante será feito no Brasil mas não neste momento.

O que vai mudar agora
O Galaxy EX5 será lançado em julho e até lá a rede de concessionárias Renault terá em 23 lojas um show-room e uma equipe de vendas própria para comercializar os veículos Geely. A estrutura comercial será compartilhada permitindo uma administração mais ágil como emissão de nota fiscal, oficina de serviços, atendimento ao cliente bem como permitirá a capilaridade para que a Geely consiga introduzir novos produtos no Brasil. A meta é chegar logo a 105 concessionários compartilhados.

A produção dos veículos ainda deve levar um tempo. A Revista O Mecânico questionou a três executivos qual é o prazo para que os veículos Geely sejam feitos aqui mas ainda não há nada definido. As primeiras unidades do Geely Galaxy EX5 já estão a caminho do Brasil e devem chegar antes de junho quando vence o prazo para o recolhimento de uma alíquota reduzida de impostos. Depois o valor subirá para 35%.
Assim, ao menos no começo, todos os Geely serão importados da China enquanto a fábrica de Pinhais seguirá fazendo Duster, Kardian e Kwid enquanto a unidade de motores produz ainda as versões 1.0TCE, 1.6SCe e 1.3TCE incluindo desde o processo da injeção de alumínio até a finalização dos motores.
Histórico da Geely
A Geely produziu só no ano passado 2,17 milhões de veículos exportando pouco mais de 400.000. E para chegar mais rapidamente ao Brasil, o grupo chinês trabalhou em um modelo de parceria inédito com a Renault nos últimos dois anos.
A Geely já esteve no Brasil em meados da década de 2010 representada pelo grupo Gandini. Depois o empresário desistiu do negócio e vendeu toda sua participação ainda em 2016. Mas desde esse momento muita coisa mudou. A Geely adquiriu a Volvo, desenvolveu uma bem sucedida plataforma e hoje é dona de várias marcas como Zeekr, Lotus, Polestar, Link&Co e Smart.