Uma comitiva do Canadá – composta por representantes do governo e empresários – visitou recentemente o complexo tecnológico de Hortolândia da Magneti Marelli, para conhecer as tecnologias multi-combustíveis desenvolvidas pela empresa no Brasil. Seguindo a tendência mundial, a província de Nova Scotia conta uma política de incentivo ambiental, como tratamento adequado do lixo e das águas, além de estar em busca de novas fontes de energia alternativas ao petróleo, como o álcool combustível e o GNV (gás natural veicular).
Durante a visita os canadenses puderam conhecer todas as vantagens e detalhes de produção do SFS®, tecnologia que permite que o veículo seja abastecido com álcool, gasolina, ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção e do Tetrafuel®, sistema que permite que o carro rode com álcool, gasolina, gasolina pura – nafta – ou GNV.
A comitiva também visita algumas usinas de cana-de-açúcar no Brasil para conhecer todas as etapas do processo de produção do álcool. “Ficamos muito surpresos com o que vimos. As tecnologias multi-combustíveis da Magneti Marelli são grandes parceiras do meio ambiente. A nossa meta é que em 2020 nossas cidades sejam completamente limpas e para isto precisamos de importantes soluções de combate à poluição. Já conseguimos resolver o problema do lixo e estamos trabalhando na limpeza das águas. O próximo passo é pensar em fontes alternativas de combustível”, declara Mark Parent, ministro do meio ambiente da província de Nova Scotia.
Para Silverio Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Sistemas Automotivos e representante do Grupo no Mercosul, ainda não há nada acordado entre a empresa e os representantes do Canadá, mas as expectativas são boas. “É muito importante para a Magneti Marelli que outras nações conheçam nossas tecnologias. Estamos tendo a oportunidade de estreitar a relação entre os dois países e a chance de fornecer sistemas que contribuam com o meio ambiente”, afirma.