A Toyota anunciou que vai construir a primeira fábrica da marca no Brasil a partir de conceitos ecológicos, a Ecofactory. A divulgação foi feita ao mesmo tempo do lançamento do Relatório de Sustentabilidade para divulgar as principais ações socioambientais realizadas pela empresa e as metas para os próximos anos.
A lista visa a redução de emissões de CO2, de consumo de recursos naturais e de geração de resíduos baseadas no modelo global da empresa. Somente em 2009, a área de logística conseguiu diminuir de 45.402 para 38.592 toneladas a emissão de dióxido de carbono, uma redução expressiva de 15%.
Em 2009, as melhorias de gestão contribuíram para a geração de 15,56 kg de resíduos por veículo, uma redução de cerca de 7% em relação ao volume gerado no ano anterior. Sobre a questão do descarte das embalagens, a empresa projeta para 2012 uma redução de 5%.
Outro destaque da Toyota é a eliminação de substâncias consideradas de uso proibido na produção, como chumbo, mercúrio, cádmio e cromo. Desde 2008, foram eliminadas do processo de fabricação dos veículos no Brasil, embora a legislação não determine essa proibição.
Ecofactory
A nova unidade da Toyota, na cidade de Sorocaba/SP deverá seguir rígidas metas de redução dos índices de emissões de dióxido de carbono e de VOCs (compostos orgânicos voláteis), além de exigentes padrões de reutilização da água pluvial. O conceito também prevê que 85% dos fornecedores estejam alocados próximo à nova planta. O intuito é diminuir as emissões com transporte de peças e reduzir os riscos de acidentes e os custos da produção.
Todo o projeto foi estruturado em conformidade com a legislação local, sem impactar a qualidade de vida dos habitantes do município e cidades vizinhas ou gerar risco de qualquer contaminação ambiental.
Com a chegada da Toyota, a cidade de Sorocaba receberá um grande aporte na área de reflorestamento. A empresa vai construir o Parque Natural Corredores da Biodiversidade, além de desenvolver um cinturão verde no entorno da fábrica e na extensão onde estão localizados os fornecedores.