Cobreq lista itens de revisão nos freios em VUCs

freio Cobreq

Veja os componentes dos freios que devem ser verificados na manutenção preventiva dos veículos urbanos de carga, os VUCs

 

A Cobreq alerta para a importância da manutenção preventiva do sistema de freios em VUCs, os veículos urbanos de carga. “É fundamental que a manutenção do veículo aconteça periodicamente para checar a funcionalidade do mesmo e se todas as peças e sistemas estão em bom estado. Não é somente a quebra de uma peça que pode ser prejudicial, o desgaste natural dos componentes também pode provocar graves acidentes, sendo assim, todo o sistema de freios incluindo pastilhas, sapatas e fluído devem ser revisados”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil.

Pastilha

A primeira dica é conferir se as pastilhas dos freios estão gastas ou com ruído durante as revisões nos VUCs.

Sapata

Integrantes do sistema de freio a tambor, as sapatas recebem a força dos cilindros de roda e a utiliza para comprimir as lonas de freio contra o tambor. Isso gera atrito e desacelera as rodas. Por isso, também deve ter seu estado verificado regularmente.

Fluido de freio

O mecânico não deve se esquecer de conferir o nível do fluido de freio. Caso ele esteja abaixo do indicado, pode ser sinal de desgaste natural das pastilhas de freio ou até mesmo vazamento. “É importante que essa revisão seja feita em uma mecânica de confiança, o fluido de freio por exemplo não deve ser completado, se ele estiver próximo do nível mínimo, é necessária inspeção no sistema de freio. Importante realizar a substituição do fluido no tempo recomendado pelo fabricante do veículo”, explica.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php