Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Cobreq dá 5 dicas de como evitar problemas com os freios

Empresa lista cuidados que se deve ter para evitar acidentes por falta de manutenção preventiva

Ninguém quer passar apuros com o veículo, principalmente com itens de segurança, como é o caso dos freios. Os freios são um dos sistemas que mais exigem atenção e, caso estejam mal regulados, a probabilidade de causar sustos e acidentes graves é grande.

Entre os fatores que podem acarretar o desgaste do componente, estão os hábitos de condução, condições de funcionamento, tipo do veículo e a qualidade da peça. Para evitar dores de cabeça, a Cobreq indica alguns cuidados que podem ser tomados preventivamente. Veja:

  1. Atenção com a trepidação ao frear

Este sinal pode ser decorrente de várias causas – seja do sistema de freio, rolamento ou suspensão. De qualquer forma, não é normal frear e sentir o carro trepidar. Caso seja decorrente do sistema de freios, o problema pode estar nos discos ou tambores. Eles podem estar desgastados, empenados ou serem de má qualidade e, por isso, a trepidação do carro pode acontecer.

  1. Importância do fluido do freio

O fluido de freio é um composto sintético ou semissintético indispensável para o processo seguro de frenagem do veículo. Suas principais características são a capacidade boa de não se comprimir e a ruim é de absorver água. Quando o motorista pisa no pedal de freio, por exemplo, o fluido atua na linha hidráulica e aciona as sapatas/pastilhas de freio, executando a frenagem do veículo. O fluido também funciona como lubrificante e previne a corrosão de peças de todo o sistema.

  1. Há desconforto nos pedais?

O desconforto ao acionar o pedal do freio, conhecido como “pedal duro”, pode estar associado a fatores como a qualidade do material de atrito das pastilhas de freio, ou vazamento do diafragma do servo-freio. No entanto, caso o condutor sinta que a velocidade de frenagem esteja mais lenta do que o normal, ao pisar no pedal, é possível que haja vazamento do fluido de freio. Outros fatores como ar no circuito hidráulico, folga excessiva entre o pedal e a haste e lonas desreguladas também podem causar problemas.

  1. Se preocupe com as luzes de aviso no painel

Alguns veículos possuem uma luz no painel que acende sempre que a pastilha está desgastada. Se ela acender, é um claro sinal de que está na hora de substitui-las.

  1. Escute o carro

É importante ficar atento caso o freio do automóvel comece a fazer barulho. O problema normalmente acontece quando as pastilhas estão desgastadas e finas, mas também pode ocorrer quando são de má qualidade. Além de causarem ruídos, elas diminuem a vida útil dos discos, provocando, assim, o desgaste prematuro do conjunto. Nestes casos, o coordenador de assistência técnica da TMD Friction, Raulincom Borges da Silva, recomenda a troca dos discos e das e pastilhas.

A Cobreq, marca da TMD Friction, recentemente lançou no mercado suas pastilhas de freio cerâmicas, que atendem veículos da linha leve, com foco em SUV’s, sedans médios e pick-ups. Segundo a empresa, a novidade tem alta capacidade de estabilidade, sem perder suas propriedades, oferecendo uma frenagem confortável e segurança.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php