Uma comitiva de agências de desenvolvimento econômico de províncias da África do Sul, além de representantes do Ministério do Departamento de Comércio e Indústria, estiveram recentemente na fábrica da Click Automotiva, em Valinhos/SP, interessadas em investir no setor automotivo na região de Campinas/SP. Msokoli Ntobana, diretor da Agência de Desenvolvimento de Negócios da província de East London, disse que estão em busca de novas tecnologias e parcerias sólidas.
O diretor da TanClick, Fábio Reinholz, que recebeu a comitiva, disse que agora é a hora certa para exportar peças automotivas para o país, pois a demanda de veículos vem crescendo de 17% a 20% por ano na África do Sul. A iniciativa do encontro foi da Prefeitura de Campinas, através da Secretaria Municipal de Cooperação Internacional. Além disso, um novo encontro na África está programado entre as empresas e significa um avanço no desenvolvimento econômico para o setor automotivo Brasil-África.
Nos últimos anos, constatou-se um aumento do comércio bilateral entre Brasil e países da África. De 2003 a 2006, as exportações brasileiras para aqueles países mais do que triplicaram, pois subiram de US$ 2,4 bilhões para US$ 7,5 bilhões. De janeiro a setembro de 2007, já havia um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.
– Grupo Click
O Grupo é formado pela fábrica Click Automotiva, responsável em atender as montadoras e a TanClick Distribuidora, que trabalha com mercado de reposição e exterior. A empresa possui uma linha completa de tampas de combustíveis de água, óleo, radiadores, além de moto peças, engates rápidos, reservatórios de água e filtros de injeção eletrônica, de ar e de óleo.