Benefícios da nova bateria incluem maior velocidade de recarga, maior resistência à corrosão e durabilidade, atendendo aos requisitos do Programa Rota 2030
A Clarios anuncia que desenvolveu a bateria EFB Geração 2 (Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas), inédita no país, que atende aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030.
De acordo com a empresa, trata-se de uma evolução da tecnologia aplicada às baterias, sendo que as principais diferenças estão presentes nas características construtivas. A EFB Geração 1 é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, enquanto na EFB Geração 2 as duas grades (a positiva e a negativa) são mais espessas e ambas estampadas por meio da tecnologia PowerFrame, patenteada pela Clarios.
Outras melhorias estão na maior robustez do material ativo e a aplicação de lã de vidro com alta durabilidade. A Clarios explica que essas mudanças oferecem benefícios como maior número de ciclos de carga e descarga, maior velocidade de recarga, alta resistência à corrosão e maior durabilidade da bateria.
“Os novos motores automotivos precisam estar de acordo com as determinações do Rota 2030 e necessitam de baterias mais avançadas para se adaptar aos requisitos de redução de emissão de gases”, afirma o gerente de engenharia da Clarios, Wanderson Violardi, que salienta que esta é primeira vez que os novos requerimentos para produção de bateria são aplicados no Brasil.
Ele completa que o lançamento da EFB Geração 2 não tirará de linha a EFB Geração 1, de modo que ambos os produtos serão fabricados.