O mais novo estudo do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) denominado “Índice de Danos de Enchente” mostrou que os veículos da marca Citroën são os menos vulneráveis a danos em situações de alagamento. Todos os modelos e versões analisados pelo Cesvi Brasil foram separados por categorias e classificados numa tabela com escalas de 1 a 4 estrelas. Na categoria “Minivan”, os Citroën Xsara Picasso ficaram com os dois primeiros lugares entre os cinco veículos avaliados. A versão 1.6 16V Flex recebeu 3,5 estrelas e a 2.0 16V a gasolina ficou com 2,5 estrelas.
A tabela dos “Hatch Compactos”, composta de 31 veículos, constam o Citroën C3 XTR 1.6 16V Flex em segundo lugar, com 3,5 estrelas, o C3 1.4 Flex em quarto, com 2,5 estrelas, e o C3 1.6 16V Flex em décimo, com 2 estrelas. Na categoria Sedã Médio o Citroën C4 Pallas foi o terceiro mais bem avaliado entre os 12 veículos enquadrados, com 2,5 estrelas. As duas versões do C5 receberam duas estrelas e ficaram com o quinto e o sexto lugares e o Citroën C4 VTR 2.0 16V recebeu 2 estrelas e aparece em terceiro lugar entre os oito “Hatch Médios” analisados pelo Cesvi Brasil.
O Cesvi Brasil explica que analisou os possíveis danos que os veículos possam sofrer em função de suas características mecânicas e eletroeletrônicas. São avaliados os principais componentes que, caso em contato com a água de alagamento, possam comprometer o perfeito funcionamento do veículo e a condução. Por meio do estudo, foram identificados os fatores que interferem na ocorrência da contaminação por água e, em seguida, reunidos em uma escala de valores. O resultado final é um ranking que indica e compara a eficiência de cada veículo em manter seu funcionamento quando envolvido em alagamento, garantindo sua mobilidade.