A Citroën e a Cité des sciences et de l’industrie se associam para celebrar, em exposição histórica em Paris, a partir da segunda quinzena de abril de 2008, os 60 anos do veículo 2 CV. Denominada “2 CV Expo Show – O essencial na essência”, a exposição terá duração de aproximadamente oito meses, com previsão de encerramento em 30 de novembro deste ano.
No Brasil o 2 CV foi um dos responsáveis pela motorização francesa no pós-Segunda Guerra. Segundo a empresa, era um carro barato, resistente e prático. Na época, o Citroën 2 CV foi projetado para poder “atravessar um campo arado com uma cesta de ovos colocada na poltrona, sem quebrá-los”. Outro fato é que o modelo foi fabricado e vendido em grandes quantidades na Argentina.
Em abril de 1976, a Citroën lançou o 2 CV Spot com 1.800 exemplares produzidos, primeiro de uma sucessão de séries limitadas. Em março de 1985, o 2 CV Dolly e, em outubro de 1990, veio o famoso 2 CV Charleston, com carroceria bicolor. De carro-ferramenta, o 2 CV foi se transformando em carro para jovens e mulheres, razões pelas quais foi ficando mais alegre e refinado. Há de acrescentar que o 2 CV oferecia uma vantagem eminentemente feminina: ele oferecia por um preço módico, o luxo de poder andar de conversível.