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Entrevista com Bruno Fragoso da Litens

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Bruno Fragoso – Vice-Presidente Global de Vendas e Marketing e Diretor Geral para a América do Sul

Cinco perguntas para Litens Automotive

 

A Litens é uma empresa especializada em engenharia de sistemas de powertrain e fornecimento de componentes que está presente no Brasil há 25 anos. Atualmente, produzem produtos como o tensionador de correia dentada, polias de desvio, tensionadores de correia de acessórios e polia do alternador desacopladora OAD. Nessa entrevista, o Vice-Presidente Global de Vendas e Marketing e Diretor Geral para a América do Sul, Bruno Fragoso, falou sobre o atual momento da Litens e o olhar da empresa para o futuro.

Revista O Mecânico: Como a Litens tem se posicionado no mercado atualmente?

Bruno Fragoso: A Litens está no Brasil há 25 anos com uma penetração importante no mercado original. Mundialmente, a Litens tem 44 anos. Começamos com a patente original do tensionador, nós inventamos o tensionador de correia há 44 anos atrás, produzimos eles até hoje e somos líderes no mercado original. No Brasil, até 2015 nós fabricamos apenas os tensionadores, a partir de 2015 passamos a fabricar também a polia do alternador desacopladora OAD que estamos trabalhando no aftermarket.

O Mecânico: Quais produtos estão sendo trabalhados pela empresa atualmente?

Bruno Fragoso: Estamos trabalhando basicamente com quatro produtos principais no Brasil. O tensionador de correia dentada está há 25 no Brasil sendo produzido pela Litens, atendendo todas as montadoras que têm esse tipo de sistema como a GM, Stellantis e Volkswagen. Oferecemos esse produto também na reposição. Temos as polias de desvio e os tensionadores da correia de acessórios. Um produto mais recente, que é a polia do alternador desacopladora OAD, produzida desde 2015, estreou uma segunda linha de montagem por conta do volume. Atualmente, 50% dos veículos fabricados no Brasil já saem com esse produto. Para nós isso é fantástico. Estamos trabalhando também com produtos híbridos, o mercado brasileiro tem falado muito sobre o híbrido a etanol e estamos trabalhando nisso juntamente com as montadoras.

O Mecânico: Falando em eletrificação, a Litens tem focado no assunto ou ainda é preciso esperar o mercado se movimentar nessa direção?

Bruno Fragoso: Aqui no Brasil estamos esperando as decisões das montadoras sobre quais tecnologias serão utilizadas por aqui. Mas como somos uma empresa canadense com uma grande presença global, isso já é um negócio bem importante para nós. Temos produtos em produção na linha de híbrido elétrico, desde os leves, até o full hybrid e plug-in, estamos em produção acelerada pois é um negócio muito importante para a gente na Europa e na Ásia. No Brasil, ao passo que as montadoras tomarem decisões nessa linha, estaremos prontos, nossa intenção é produzir esses produtos localmente. Nós temos também uma linha nova para veículos completamente elétricos. Não vemos no Brasil ainda uma movimentação muito forte para veículos elétricos, mas se isso acontecer, estaremos prontos para atender.

O Mecânico: O que falta para o Brasil entrar de vez no caminho da eletrificação?

Bruno Fragoso: De forma geral, não há ainda uma opinião sobre o que deveria ser o futuro para o Brasil, isso não está claro. Montadora pensa de uma maneira, fabricantes de outra e o governo pensa mais diferente ainda. A Litens acredita que o grande objetivo é a descarbonização e a eletrificação é um meio de reduzir as emissões. O Brasil é um país abençoado, então quando pensamos em etanol, observamos que o ciclo desse combustível é mais limpo que o veículo elétrico na Europa. Introduzir a eletrificação aprofundada no Brasil, por exemplo, não vai descarbonizar mais do que expandir o uso do etanol.

O Mecânico: Qual a importância do mecânico atualmente para a Litens?

Bruno Fragoso: A Litens, desde a sua fundação, desenvolveu produtos que reduzem a emissão de gases nocivos ao meio-ambiente, todos os produtos da Litens reduzem a emissão de alguma forma. A polia do alternador desacopladora OAD. chega a proporcionar também até 2% de economia de combustível. Ao longo do tempo, percebemos que uma coisa é a venda original, mas durante a vida útil do carro muita coisa acontece. Nós percebemos que a chave para essa redução de combustível e emissões continuar ao longo de toda a vida útil do veículo é o mecânico. É o mecânico quem garante que o veículo permaneça sob a ótica de emissão e original. É muito importante que nós façamos um trabalho com o mecânico diretamente para que ele entenda isso. Nos sentimos no dever de difundir essa mensagem.

por Daniel Palermo

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