Manutenção evita danos que podem comprometer a visibilidade em dias de chuva
Em períodos que a chuva é mais intensa, como o verão, manter as palhetas do limpador de para-brisa em boas condições de uso garante a boa visibilidade nos dias mais chuvosos.
Quando as palhetas estão desgastadas, rachadas ou ressecadas, elas não conseguem limpar de maneira eficaz o para-brisa, resultando em manchas, riscos e visão distorcida.
Isso pode tornar a condução perigosa, especialmente em situações de chuva ou neblina. À medida que as palhetas envelhecem, elas podem perder sua eficácia na remoção de água, poeira e detritos do para-brisa, o que resulta em visibilidade reduzida e pode criar um ambiente propício para acidentes.
Evitar o desgaste das palhetas do limpador de para-brisa é uma questão de manutenção preventiva, veja cinco dicas para cuidar do componente:
1 – Verifique a cada seis meses ou 10 mil km o estado das palhetas e substituas sempre que necessário. A maioria dos fabricantes sugere a troca a cada 6 a 12 meses, mas isso pode variar dependendo das condições climáticas locais e da exposição ao sol, que podem acelerar o desgaste das borrachas.
2 – Limpe com água e sabão regularmente.
3 – Mantenha o reservatório do limpa vidros sempre abastecido com fluido recomendado.
4 – Utilize o jato de lavagem dos vidros a cada 15 dias para hidratar as borrachas e evitar acúmulo de sujeira, o que pode danificar a borracha no primeiro acionamento.
5 – Caso o carro fique exposto diretamente ao sol, mantenha os braços das palhetas erguidos. O contato da borracha com o vidro quente além de ressecar, deforma o material.
Quando chegar o momento de substituir as palhetas, certifique-se de escolher produtos adequados para o modelo do veículo.
Veja aqui o catálogo online para os limpadores de para-brisa conforme a marca e modelo de cada veículo.
Por: Vitor Lima