O Chrysler Group da DaimlerChrysler AG anunciou esta semana um plano recuperação e transformação com duração de três anos, o qual visa o retorno da lucratividade até 2008 e também toma medidas para mudar seu modelo de negócios ao longo prazo. O plano irá resultar na redução de 13 mil funcionários entre 2007 e 2009.
Para o presidente e CEO do Grupo Chrysler, Tom LaSorda, a companhia precisa solidificar sua posição no mercado norte-americano e que o sucesso no longo prazo contará com a habilidade da empresa em transformar a organização numa companhia diferente, para sustentar a lucratividade ao longo dos anos.
O programa terá suporte de investimentos de 2,3 bilhões de euros ou US$ 3 bilhões em novos motores, transmissões e eixos, que irá estabelecer a tabela para uma agressiva oferta de produtos de mais de 20 veículos completamente novos e 13 remodelados.
Dentre as medidas tomadas pela companhia estão a melhoria da razão entre clientes de varejo e de frota, novas ofertas nos mercados globais, melhoria dos gastos com marketing e incentivos, reduzir custos com materiais, explorar a venda de operações de apoio incluindo os serviços de transporte, reduzir a capacidade de produção em 400 mil unidades por ano, eliminar turnos de trabalho em fábricas, desativar unidade de montagem e centro de distribuição de peças, etc.