A Chrysler comemora 25 anos da minivam e comenta que inventou esse segmento em 1983, e que vendeu até os dias atuais mais de 12 milhões de minivans em todo o mundo. No dia 2 de novembro de 1983, a primeira minivan foi produzida na linha de montagem em Windsor, por meio dos modelos Dodge Caravan e Plymouth Voyager de 1984. Entretanto, o desenvolvimento teve inicio em 1977, como uma resposta às novas necessidades identificadas no mercado consumidor.
A empresa comenta que no final dos anos 70, os Baby Boomers dos Estados Unidos estavam formando famílias maiores e procurando por uma alternativa econômica de transporte. As tradicionais peruas e os sedans continuavam ficando cada vez menores devido às preocupações com a poluição e economia de combustível, e vans de grande porte estavam sendo customizadas como veículos de passeio.
No entanto, a combinação de pouco conforto, grande porte e tração traseira não eram ideais para as viagens das famílias. Com isso, os designers e engenheiros da Chrysler entenderam as deficiências da van de grande porte e iniciaram novos estudos de um veículo que iria atender as necessidades de novas famílias.
Após muitos conceitos e propostas, os planejadores dos produtos Chrysler concordaram de forma unânime com uma plataforma que utilizava um chão plano com todo o trem-de-força na frente do compartimento dos passageiros. Utilizando o motor na frente e chassi de tração dianteira, os engenheiros criaram uma plataforma com assentos mais altos, que facilitam a entrada e saída. Um chassi de tração traseira teria exigido um chão mais baixo, ou um túnel central mais alto ao longo do comprimento do veículo, de modo a oferecer espaço para o trem-de-força. Os engenheiros também verificaram que uma tração traseira exigiria que os motoristas subissem no veículo ao invés de entrar nele convenientemente.
As mais novas minivans da quinta geração são a Chrysler Town &Country, a Chrysler Grand Voyager e a Dodge Grand Caravan, que ofereceram mais de 65 opções.