A China é líder na comercialização de automóveis com quase 8 milhões de carros vendidos no primeiro semestre. O país atingiu crescimento de 5,6% em comparação ao mesmo período de 2011. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. As informações são JATO Dynamics do Brasil.
Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 14,8%, e o Japão, na terceira colocação, com um crescimento significativo de 53,4%. A Alemanha segue em quarto lugar, mesmo com aumento de 0,6% nas vendas no acumulado de janeiro a junho deste ano. O Brasil ficou na quinta colocação com queda de 0,3% nas vendas do semestre.
Integrantes dos países que compõe a sigla BRIC, as vendas na Índia e na Rússia tiveram aumento e 10,9% e 14,3%, respectivamente. A França ocupa a oitava posição com queda de 13,3%, enquanto que a Grã-Bretanha, em nono lugar, obteve 1,3% de crescimento no primeiro semestre.
Na última posição, entre os dez maiores mercados no mundo, aparece a Itália, mesmo apresentando 12,8% a menos de carros vendidos com relação ao semestre de 2011.
Desempenho das marcas
A Toyota fechou o primeiro semestre de 2012 na liderança em vendas com crescimento de 37,4% se comparado ao ano passado, e com a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas. A Volkswagen segue em segundo lugar com aumento de 9,2% nas vendas. Logo em seguida vêm a Ford e a Chevrolet com aumento de 1,0% e 5,9% de veículos vendidos a mais no acumulado de janeiro a junho se comparado a 2011, respectivamente. A Fiat registrou queda de 9,3% no primeiro semestre deste ano.