O SUV Chevrolet Trailblazer chega à linha 2015 com suspensão recalibrada e motor 3.6L HFV6 a gasolina com injeção direta de combustível SIDI (Spark Ignition Direct Injection). Segundo a GM, esse sistema permite ao motor trabalhar com uma maior eficiência volumétrica, já que o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, gerando uma economia de 4% de consumo de combustível.
O propulsor passa a contar também com quatro comandos de válvulas continuamente variáveis, bloco em alumínio com ferro fundido nodular, pistões em alumínio com pino flutuante e resfriamento por jatos de óleo, além de coletor de exaustão integrado ao cabeçote. “O motor 3.6L HFV6 traz o que há de mais moderno no mercado global para propulsores aspirados, incluindo coletor de admissão em plástico e coletor de escapamento integrado ao cabeçote”, diz Paulo Riedel, diretor de engenharia de Powertrain da GM.
Com isso, de acordo com os números de fábrica, o torque foi de 33,5 kgfm para 34,5 kgfm, enquanto a potência saltou de 239 cv para 277 cv, um ganho de aproximadamente 38 cv. Outra vantagem de todas essas inovações está na redução do consumo de combustível e dos índices de emissões de poluentes: um gráfico no computador de bordo do carro é um auxilio extra para o motorista guiar de forma mais econômica.
Os quatro comandos de válvulas continuamente variáveis otimizam o desempenho do motor conforme a necessidade do veículo, para os pistões em alumínio com pino flutuante (de menor massa e atrito) e para o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, que favorece o rápido aquecimento do catalizador, reduzindo as emissões. Outra particularidade da segunda geração do motor 3.6L HFV6 da Chevrolet é o bloco em alumínio com camisas em ferro fundido nodular. Essa característica aumenta a vida útil do motor e facilita a manutenção.
Em função da maior potência e do torque do motor, a transmissão automática de seis velocidades recebeu nova calibração, permitindo uma condução mais suave. O Trailblazer também continua disponível na opção 2.8L turbodiesel com 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque.
Dinâmica aprimorada
O Trailblazer passou também por evoluções dinâmicas. O SUV teve a suspensão dianteira recalibrada com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. Uma das mudanças promovidas estão nas buchas, que passaram a ter maior rigidez.
Entre os itens de segurança destacam-se os airbags laterais e de cortina, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (TC e ESP) e o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer, por exemplo.
A lista inclui Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior segurança. Banco do motorista com regulagens elétricas e sistema multimídia Chevrolet MyLink com GPS e câmera de ré completam a relação.