Chevrolet S10 e Trailblazer: motor Turbodiesel melhorado

Picape e utilitário estreiam a segunda geração do motor 2.8 Turbodiesel com aprimoramentos na engenharia e com novidade da transmissão manual de seis velocidades

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A Chevrolet renovou sua linha de veículos utilitários no segundo semestre deste ano, com o lançamento simultâneo da picape S10 e do SUV Trailblazer, que têm como principal novidade as versões com motor Turbodiesel 2.8 CTDI e a transmissão automática de seis velocidades.

Em sua segunda geração, o motor recebeu melhorias técnicas em prol do desempenho e da redução de emissões de poluentes, como explica a engenharia da marca, com novos componentes como coletor de admissão em plástico, pistões redesenhados e novos sistemas de injeção e de recirculação de gases (EGR).

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Assim, o coletor de admissão em plástico privilegia o aumento de torque e potência, pois é construído com superfícies internas mais lisas e uma geometria com fluxo de ar aperfeiçoado. Já o novo sistema de injeção common rail opera com 2.000 Bar de pressão, tornando mais eficiente a queima de combustível na câmara de combustão e diminuindo o nível de emissões de poluentes.

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Outra novidade do motor é o sistema EGR, responsável pela recirculação dos gases de escape, que ao invés de ser controlado eletronicamente por um sistema a vácuo, agora é utiliza um motor de passo, aumentando a precisão do sistema e reduzindo as emissões.

A Chevrolet detalha que todo o desenvolvimento tecnológico teve como resultado um torque que chega a 51,9 kgfm na faixa de rotação de 2.000 rpm, sendo 90% deste valor já entregue a 1.700 rpm. O motor atinge a potência de 200 cv a 3.600 rpm. Na prática, é um motor bastante robusto e que atinge boa velocidade facilmente.

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Powertrain Diesel
A novidade da linha no quesito transmissão é a caixa manual de seis marchas disponível apenas para o modelo S10. A intenção da Chevrolet, detalha a engenharia da marca, é aprimorar o desempenho, escalonamento de marchas, privilegiar o consumo de combustível e reduzir o nível de ruídos, vibração e aspereza.

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Além da novidade para a transmissão manual, o time de engenheiros da Chevrolet recalibrou a transmissão automática de seis velocidades, que equipa o Trailblazer e agora também é disponibilizada para a picape S10, com intuito de aperfeiçoar o desenvolvimento feito no motor 2.8 Turbodiesel.

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Suspensão, Freios e Itens de Segurança e Conforto
A S10 Turbodiesel tem suspensão dianteira independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, já a traseira contém feixe de molas semi-elípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos pressurizados a gás, tanto na versão com cabine simples como com cabine dupla.

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A Trailblazer tem suspensão independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados, já a traseira Five-link tem molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados.

O utilitário esportivo tem freios com discos ventilados nas quatro rodas com sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). A picape turbodiesel, em ambas as versões, têm freios com discos ventilados dianteiros e tambores traseiros com o mesmo diâmetro e espessura.

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A versão LTZ Turbodiesel automática ganhou o controle de velocidade em declive e o assistente de partida em aclive, dois sistemas que auxiliam o motorista em percursos fora-de-estrada.

Já o Trailblazer passa a oferecer seis airbags (incluindo airbag lateral), câmera de ré e o sensor de estacionamento, caixa organizadora e cobertura articulada no porta-malas para facilitar a arrumação da bagagem quando o motorista estiver utilizando o modelo com apenas cinco assentos, ao invés dos sete disponíveis.

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O sistema MyLink é disponibilizado em duas versões para a S10 e Trailblazer. As versões turbodiesel de ambos contarão com a inclusão de novos itens ao MyLink, como leitor de CD e DVD e um navegador de GPS incorporado ao sistema. A versão 2.4 da picape oferece o MyLink com o mesmo sistema utilizado nos Chevrolet Onix, Prisma, Cobalt e Spin.

A Trailblazer também é disponibilizada na versão com motor V6 3.6 que não foi testada.

Preços:
Chevrolet Trailblazer 2.8 Turbodiesel LTZ – a partir de R$ 162.890
Chevrolet S10 Cabine Simples 2.8 Turbodiesel 4×4 LS – a partir de R$ 87.490
Chevrolet S10 Cabine Dupla 2.8 Turbodiesel 4×2 LT: a partir de R$ 100.190
Chevrolet S10 Cabine Dupla 2.8 Turbodiesel 4×2 LTZ: a partir de R$ 120.190
Chevrolet S10 Cabine Dupla 2.8 Turbodiesel 4×4 LS: a partir de R$ 97.090
Chevrolet S10 Cabine Dupla 2.8 Turbodiesel 4×4 LT: a partir de R$ 111.190
Chevrolet S10 Cabine Dupla 2.8 Turbodiesel 4×4 LTZ: a partir de R$ 136.190

CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.8 TURBODIESEL CTDI 2014

MOTOR
Modelo: Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.776
Diâmetro e Curso (mm): 94 x 100
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro
Injeção combustível: Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 200 cv a 3.600 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 44,9 (MT) a 2.000 rpm
Combustível recomendado: Diesel
Rotação Max. do motor (rpm): 4.400
Bateria: 12V, 70 Ah
Alternador: 140 A

TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 2506
Manual de 6 velocidades à frente sincronizadas
Diferencial: 3,73:1 (4×2 – MT)
3,73:1 (4×4 – MT); 2,62:1 (4×4 reduzida – MT)

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de dois estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Direção redução: 20,8:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,90
Diâmetro de giro (m): 12,70

FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Diâmetro x espessura (mm): Discos: 300 x 27 ; Tambor: 147,5 x 50

CHEVROLET S10 CABINE DUPLA 2.8 TURBODIESEL CTDI 2014

MOTOR
Modelo: Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.776
Diâmetro e Curso (mm): 94 x 100
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro
Injeção combustível: Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 200 cv a 3.600 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 51 (AT)/44,9 (MT) kgfm a 2.000 rpm
Combustível recomendado: Diesel
Rotação Max. do motor (rpm): 4400
Bateria: 12V, 70 Ah
Alternador: 140 A

TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 2505 – Manual de 6 velocidades à frente sincronizadas ou
6L50 – Automática de 6 velocidades
Diferencial: 3,73:1 (4×2)
3,73:1 (4×4); 2,62:1 (4×4 reduzida)
3,42:1 (4×2 AT)
3,42:1 (4×4 AT); 2,62:1 (4×4 reduzida AT)

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alto desempenho.
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Direção redução: 20,8:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,90
Diâmetro de giro (m): 12,70

FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Diâmetro x espessura (mm): Discos: 300 x 27 ; Tambor: 147,5 x 50

CHEVROLET TRAILBLAZER 2.8 CTDI 2014

MOTOR
Modelo: Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.776
Diâmetro e Curso (mm): 94 x 100
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro
Injeção combustível: Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 200cv a 3.600 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 51 (AT)/44,9 (MT) kgfm a 2.000 rpm
Combustível recomendado: Diesel
Rotação Max. do motor (rpm): 4400
Bateria: 12V, 70 Ah
Alternador: 140 A

TRANSMISSÃO
Modelo: 6L50 – Automática de 6 velocidades, com opção de troca sequencial
Relações de marcha:
Primeira: 4,06:1
Segunda: 2,37:1
Terceira: 1,55:1
Quarta: 1,16:1
Quinta: 0,85:1
Sexta 0,67:1
Ré: 3,20:1
Diferencial: 3,42:1

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados.
Traseira: Five-link, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados.
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Direção redução: 18,2:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,36
Diâmetro de giro (m): 11,80

FREIOS
Tipo: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD
Diâmetro x espessura (mm): Discos: 300 x 27 (D); 318 x 18 (T)

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