Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Chevrolet Onix com correia embebida em óleo precisa fazer limpeza no motor?

Motor 1.0 turbo de três cilindros de até 116 cv foi lançado em 2019 pela GM

O Chevrolet Onix chegou ao Brasil em 2012, fazendo sucesso e alcançando a liderança de vendas por vários anos. Pois bem, em 2019 ganhou uma nova geração em setembro, trazendo nova plataforma GEM e atualização visual e mecânica. Com isso, sai de fábrica com motor 1.0 litro turbo de três cilindros até 116 cv com uma correia de sincronismo embebida em óleo, o que tem gerado dúvidas em muitos mecânicos e proprietários sobre diversos procedimentos como a troca correta do lubrificante do motor e se é possível fazer a limpeza interna desse conjunto motriz.

De acordo com Fernando Landulfo, Consultor Técnico da Revista O Mecânico, essa pergunta é bastante pertinente. “Essa pergunta faz muito sentido. Antes de comprar esse veículo peça para o mecânico examinar com muito cuidado o estado dessa correia. Se ela apresentar qualquer sinal de deterioração ela deve ser substituída. Apesar da vida útil de projeto dessa correia ser de aproximadamente 200 mil km a utilização de um lubrificante incorreto pode deteriorá-las rapidamente. A consequência são os pedacinhos gerados pela deterioração da correia, que entopem o pescador da bomba de lubrificante, cujas consequências são desastrosas. Com relação às trocas anteriores de lubrificante, pode ter certeza de que o mecânico irá saber perfeitamente como realizar a limpeza do sistema, eliminando o óleo incorreto que por ventura esteja no sistema”, analisou o professor.

Raio X-Chevrolet-Onix-Premier-2024-ed.352-Abertura

Os períodos de substituição do óleo de motor são comuns entre os demais veículos no mercado, com previsão a cada 10 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Para esse motor 1.0 litro turbo o óleo correto é o AcDelco 5W-30 Dexos 1 Gen 3 API/SP.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php