Depois do sucesso de vendas do sedã Cruze apresentado em 2011, a Chevrolet amplia a linha com o lançamento do modelo hatch chamado Cruze Sport 6. Disponível nas versões LT e LTZ, ambas são equipadas com o motor 1.8 Ecotec6 que rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 cavalos com gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. A transmissão pode ser manual ou automática de seis velocidades.
A construção do automóvel tem suspensão dianteira do tipo McPherson, com molas num formato especial que contribuem com a dirigibilidade. Buchas hidráulicas fixam os braços inferiores da suspensão ao subchassi, aumentando o nível de isolamento ao rodar e absorção mais controlada das vibrações.
A suspensão traseira tipo Z-link apresenta um sistema composto de barra de torção especial com perfil em “U”, construído com duas camadas. Este desenho alia as vantagens da economia de espaço de um eixo com barra de torção convencional ao baixo peso e ao controle do câmber das rodas. A direção possui pinhão e cremalheira e é assistida eletricamente.
Os elementos visuais de destaque são o teto arqueado e a traseira nove centímetros menor em relação ao sedã. Ainda na parte de trás há lanternas niveladas com a superfície da carroceria e com duas formas circulares. O carro é equipado com rodas de liga leve aro 17 e pneus 225/50 R17.
Segundo a montadora, por dentro houve integração do painel de instrumentos com os painéis de porta, com folgas justas, e o bom espaço para as pernas, cabeça e ombros dos passageiros dos bancos traseiros.
O console central inclui o visor e os comandos dos sistemas de informação e entretenimento com tela de 7 polegadas, e ar condicionado com comandos eletrônicos, incluindo a função AQS (Sensor de qualidade do ar), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído.
O carro dispõe também de rádio com leitor de CD e MP3 e USB. A versão LT sai de fábrica com um amplificador de quatro canais e seis alto-falantes. Já o modelo LTZ, oferece sistema Premium de áudio. O Cruze tem capacidade do porta-malas de 402 litros com os bancos em posição normal. Com eles rebatidos, o volume de carga sobe para 872 litros.
A versão LT tem banco de couro opcional e oferece uma boa lista de itens de série como airbags duplo e laterais, faróis e lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema ISOFIX, rodas de alumínio aro 17, computador de bordo, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth.
Além dos itens acima, a versão LTZ, que só existe com bancos revestidos em couro, ainda oferece teto solar de fábrica, retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbag de cortina, sensor crepuscular, rodas 17 com design exclusivo, sensor de estacionamento, acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel, central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som.
O Chevrolet Cruze está sendo comercializado com preços que iniciam em R$ 64.900 para a versão de entrada e chegam até R$ 79.400 na topo de linha.