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Chevrolet Cruze Sport 6: esportivo com mecânica de sedã

O hatchback tem estilo esportivo e um desenho bastante moderno, por dentro, porém, carrega as características do sedã Cruze: motor de 144 cavalos e transmissão de seis marchas

Carolina Vilanova

Derivado do Chevrolet Cruze, o modelo Sport 6, o hachback da linha, tem mais esportividade, visual mais arrojado e um conjunto mecânico que já foi aprovado pelos brasileiros, pois estreou no Chevrolet Cruze sedã com muito sucesso. Que o desenho ficou bonito e esportivo, isso não temos dúvida, mas o Sport 6 impressionou pelo baixo consumo de combustível, o que não é um forte nessa categoria.

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Isso é possível por conta do trem de força que a General Motors do Brasil colocou no modelo para as duas versões – LT e LTZ: o motor 1.8 Ecotec6 e a caixa de transmissão (manual ou automática) de seis velocidades. O engenho rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 cavalos com gasolina a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação.

O motor Ecotec6, que chegou equipando o Cruze sedã, reúne sofisticação e tecnologia, toda desenvolvida pelos engenheiros da Gm no Brasil. O cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape. Com essa tecnologia o Cruze Sport 6 permite uma dirigibilidade agradável na cidade e um ótimo comportamento na estrada.

O coletor de admissão também é variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. De acordo com a engenharia da marca, o coletor “curto” é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque e força. O sistema ajuda na economia de combustível e na redução de emissão de poluentes, além de proporcionar ótimo desempenho e boas retomadas.

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A construção do motor se destaca também pela preocupação com o consumo e durabilidade: o bloco tem bielas forjadas ao invés de fundidas, cabeçote e cárter de alumínio, e galerias internas de refrigeração desenhadas para diminuir a temperatura do cabeçote, permitindo um maior avanço de ignição e menor consumo de combustível.

Por sua vez, a bomba d’água é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada, mas sim pela correia de acessórios, melhorando o acesso ao componente na manutenção.

Ficha técnica
Motor: N18XFF

Disposição: Transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada (cm3): 1.796

Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2

Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência máxima líquida – Etanol: 144 cv a 6.300 rpm / Gasolina: 140 cv a 6.300 rpm

Torque máximo líquido – Etanol: 18,9 kgfm (185 Nm) a 3.800 rpm

Gasolina: 17,8 kgfm (175 Nm) a 3.800 rpm

Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol

Rotação máxima do motor (rpm): 6.500

Bateria: 12V, 60 Ah

Alternador: 100 A
Para o veículo, a GM disponibiliza duas caixas de transmissão – automática e manual – de seis velocidades à frente e uma a ré. De acordo com a montadora, essa caixa de câmbio se adapta ao estilo de condução do motorista e traz um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade, reduzindo marchas em descida para ajudar a segurar o carro, enquanto em subidas o sensor evita trocas desnecessárias de marcha.

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Caixa M32 – Manual de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 3,818:1
Segunda: 2,158:1
Terceira: 1,475:1
Quarta: 1,067:1
Quinta: 0,875:1
Sexta: 0,744:1
Ré: 3,545:1
Diferencial: 4,176:1

Caixa GF6 – Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,449:1
Segunda: 2,908:1
Terceira: 1,893:1
Quarta: 1,446:1
Quinta: 1,000:1
Sexta: 0,742:1
Ré: 2,871:1
Diferencial: 3,720:1

O conjunto mecânico conta ainda com direção assistida eletricamente, formada por pinhão e cremalheira, bastante fácil de manobrar e com bom esterçamento para um sedã.

Direção: Elétrica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 15,5
Direção número de voltas 2,74
(batente a batente):
Diâmetro de giro (m): 10,65
O Cruze Sport 6 é equipado com freio a disco nas quatro rodas com assistência do ABS, EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e assistência de frenagem de pânico (PBA) como itens de série. Um conjunto eficiente e moderno, que garante a segurança do modelo mesmo em condições de chuva.

Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12

De acordo com a engenharia da GM, o sistema de segurança ativa do Cruze, com ABS e assistência a frenagem de pânico (PBA), mantém os freios acionados e a pressão do sistema quando percebe uma frenagem de forte intensidade (emergência), reduzindo a distância de frenagem. O controle de tração, por sua vez, que atua diretamente no motor, impede que as rodas patinem em uma arrancada.

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O controle de estabilidade trabalha utilizando as informações vindas dos sensores do ABS, da direção e de gravidade, então, quando o carro ameaça perder sua trajetória, o sistema atua nos freios e no motor, freando algumas rodas e recolocando o carro na trajetória desejada pelo condutor. Assim, em relação a estabilidade e dirigibilidade, o Cruze se posiciona muito bem, e confere maior segurança e uma sensação mais firme ao dirigir, com o carro nas mãos.

A suspensão dianteira que equipa o modelo é do tipo McPherson, com buchas hidráulicas fixando os braços inferiores da suspensão ao subchassi, que permitem melhor absorção das vibrações em pisos irregulares, melhorando a estabilidade do modelo. Já a suspensão traseira é do tipo Z-link, semi-independente, com sistema composto de barra de torção especial com perfil em ‘U’, construído com duas camadas.

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Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Traseira: Semi-independente com tubos de torção soldado a 2 braços de controle, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Por dentro: Interior moderno e confortável, com acabamento de primeira e acessórios de última geração. Segundo a montadora, por dentro houve integração do painel de instrumentos com os painéis de porta, com folgas justas, e o bom espaço para as pernas, cabeça e ombros dos passageiros dos bancos traseiros.

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O console central inclui o visor e os comandos dos sistemas de informação e entretenimento com tela de 7 polegadas, e ar condicionado com comandos eletrônicos, incluindo a função AQS (Sensor de qualidade do ar), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído.

O Chevrolet Cruze Sport 6 está sendo comercializado com preços que iniciam em R$ 64.900 para a versão de entrada e chegam até R$ 79.400 na topo de linha.

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