A Chevrolet revela a versão 2016 do Cobalt com nova identidade de design, seguindo a nova linguagem global da marca inaugurada recentemente nos EUA pelo modelo Malibu. O sedã brasileiro chega às concessionárias Chevrolet em cinco diferentes combinações entre motorização (1.4 e 1.8), transmissão (MT5 e AT6) e acabamento (LT, LTZ e Elite).
As duas opções de motorização possuem a tecnologia VHCE. O propulsor 1.4 Econo.Flex desenvolve até 102 cavalos (a 6.200 rpm) e 13 kgfm de torque (a 3.200 rpm), enquanto o propulsor 1.8 Econo.Flex desenvolve até 108 cavalos e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm. De acordo com a fabricante, o motor 1.8 disponibiliza 90% da sua força entre 2.500 e 4.700 rpm.
Na transmissão, o Cobalt 2016 tem opção de transmissão automática de 6 velocidades com sistema Active Select, que permite ao motorista realizar as trocas manualmente.
Desenvolvido no Centro de Design da GM do Brasil, o Cobalt também mudou na parte interna. A segunda geração do MyLink (que faz sua estreia nacional no sedã) proporciona maior integração com smartphones, permitindo ao usuário, por exemplo, ler e ditar mensagens de texto por comando de voz, acessar aplicativos de música online ou mesmo de navegação, incluindo o Google Maps, que informa as condições de trânsito e sugere rotas alternativas, explica a Chevrolet.
O mecanismo do ar-condicionado também foi modernizado: os comandos passam a se concentrar no trio de botões giratórios, e o sistema de recirculação passa a ser acionado automaticamente a partir da velocidade três do ventilador. Outra novidade são os botões na base do espelho retrovisor central, que comandam o sistema OnStar da Chevrolet. Por meio deles, o usuário entra em contato com uma central de atendimento 24 horas e pode usufruir de serviços de emergência, concierge e de conectividade. Há ainda um aplicativo para smartphones, que permite monitorar e comandar diversas funções do veículo remotamente.
O sedã já vem equipado de série com ar-condicionado; direção hidráulica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo. As rodas de alumínio também trazem desenho inédito e mudam de estilo conforme a versão do carro. São calçadas por pneus radiais 195/65 R15.