Chevrolet Camaro 2014 tem novo design e motor 6.2 V8

A Chevrolet lança no Brasil em novembro o modelo 2014 de seu esportivo Camaro, fabricado nos Estados Unidos. Disponibilizado por aqui apenas na versão topo de linha SS, a grande atração do modelo é o motor Small Block 6.2 V8, capaz de gerar 406 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, adaptado à gasolina brasileira. A transmissão de seis velocidades GR6, automática com opção de trocas sequenciais por borboletas atrás do volante, é exclusiva da versão SS.

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O Small Block 6.2 V8 possui diversas tecnologias integradas que visam economia de combustível sem perda de desempenho, entre eles, o sistema de desligamento automático dos cilindros, chamado de AFM (Active Fuel Management). A fabricante explica que o sistema atua em velocidades de cruzeiro, comandando o desligamento de parte dos cilindros, da injeção de combustível e o fechamento das válvulas de admissão e escape, utilizando uma válvula eletrônica que atua sobre o comando hidráulico dos tuchos, comandando o fechamento das válvulas. O resultado é a redução de consumo de combustível.

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O motor do Camaro SS ainda possui comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação. Já as válvulas de admissão e escape possuem haste oca para reduzir sua massa e favorecer o aumento da rotação do motor. O módulo de gerenciamento do motor é desenvolvido e calibrado pela fabricante (sistema “S2”), o que, segundo a Chevrolet, permite controle preciso e maior integração com o veículo.

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Outros recursos do Camaro são os controles eletrônicos de tração e de estabilidade, com opção de desativar ambos os sistemas através de um botão no painel. A Chevrolet explica que, pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita o controle de tração, e pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Dinâmico”, permitindo uma condução mais esportiva sem tantas intervenções, mas mantendo o elevado nível de segurança. O esportivo da GM conta também com controle de tração mecânico juntamente com o sistema eletrônico, utilizando diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD).

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O sistema de direção é elétrico progressivo e, na suspensão, tanto na traseira quanto na dianteira, o modelo utiliza sistema Multilink independente nas quatro rodas, com barras estabilizadoras nos dois eixos. As rodas de alumínio de 20 polegadas têm tala 8′ na dianteira e 9′ na traseira, e são calçadas por pneus de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira. Nos freios, o Camaro tem discos de freios de 35,5 cm de diâmetro e 3,2 cm de espessura na dianteira e 36,5 cm de diâmetro e 2,8 cm de espessura na traseira, mordidos por pinças Brembo de seis pistões nas quatro rodas.

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