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CESVI promove seminário sobre Gestão de Oficinas Automotivas

O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) realizou a 9ª edição da seminário CERTA (Centro de Referência Técnica Automotiva), iniciativa que tem como objetivo estimular o debate e a disseminação de informações técnicas e de qualidade ao mercado automotivo.

O tema do seminário nesta edição foi “Gestão nas Oficinas Automotivas”, e trouxe na série de palestras, segundo a entidade, o panorama atual do setor, dicas referentes à gestão ambiental e da qualidade, discussões sobre a profissionalização do segmento e explanações do perfil do novo cliente do mercado reparador. O CESVI explica que a pauta desta edição complementa as discussões realizadas na sétima edição do CERTA, que abordou o aumento da tecnologia embarcada nos automóveis e seus efeitos no setor de reparação automotiva.

Para o diretor executivo do CESVI, Almir Fernandes, hoje o mercado apresenta recordes de emplacamento, portanto, existem mais carros nas ruas e mais automóveis para reparação. “Atender essa demanda exige uma estrutura maior, custos competitivos, enfim, uma gestão mais sofisticada. E esse é o objetivo desta edição do CERTA, trazer o tema para discussão junto ao mercado”, disse Almir. “Por esse motivo, faz-se cada vez mais necessário o investimento em gestão e treinamento de pessoal, uma vez que a forte competitividade e exigência dos clientes não deixam mais espaço para a falta de profissionalização”, adverte.

De acordo com os dados de suas pesquisas, o CESVI afirma que boa parte das oficinas reparadoras não possui ferramentas básicas ou a infraestrutura necessária para realizar suas atividades. “Vimos que cerca de 60% dos estabelecimentos não possuíam solda ponto ou mesa de alinhamento, por exemplo”, disse Emerson Feliciano, gerente de pesquisa e desenvolvimento do CESVI. “Aproximadamente 62% não possuem software de orçamentação e 70% dos chefes de oficina nunca passaram por treinamento”, revelou.

Na palestra de Nilo Chisca, assessor técnico do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), foi dito que a falta de processos adequados ou de conhecimento impede que muitas oficinas não estejam em dia com a legislação ambiental. “A responsabilidade ambiental é obrigação de todos, por isso iniciativas como esta realizadas pelo CESVI podem colaborar para o aumento da consciência ambiental dos reparadores automotivos e para termos um futuro mais sustentável para nossos filhos e netos”, disse o técnico.

A profissionalização do setor foi discutida na fala do sócio-diretor da Constar Consultoria, Ricardo Nogueira. “Não adianta trazer os equipamentos mais modernos do mundo e só entregar ao reparador. É preciso treiná-lo, ensinar os processos, e ensiná-lo a realizar o atendimento ao cliente. E neste aspecto o CESVI está fazendo um trabalho importantíssimo com o CERTA”, comentou.

O vice-presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo (SINDIREPA–SP), Salvador Parisi, elogiou a iniciativa do CESVI e traçou um panorama do atual mercado reparador no que tange à gestão de oficinas. “Fiquei feliz em participar do debate e verificar que todos os temas abordados estavam relacionados e são complementares. Espero que as informações transmitidas façam a diferença no dia-a-dia dos participantes”, concluiu.

Rosana Sá, diretora da Cyclos, encerrou o evento apresentando “O Novo Cliente do Mercado Reparador”. Ela discorreu sobre a importância do cliente, seus diferentes perfis e de como atendê-lo de forma correta e estrategicamente. “Embarcar humanização é tão importante quanto embarcar tecnologia, por isso o CESVI acerta ao realizar o evento, pois assim instrumentaliza os reparadores com conhecimento para que eles tenham condições de tomar decisões assertivas no curto, médio e longo prazos”, finalizou.

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