CESVI lança índice de visibilidade de veículos

Com base nos acidentes provocados pela falta de visibilidade do motorista, tanto na parte traseira ou dos pontos cegos do carro, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) realizou um estudo que classifica os veículos de acordo com a visibilidade proporcionada ao motorista. O estudo apresenta elementos que contribuem para uma boa visibilidade em uma série de aspectos. Durante os testes foi medido o índice de visibilidade de um grande número de veículos no mercado nacional, os quais foram separados nas categorias hatch, sedan, picape, minivan, SW e utilitário.

Para definir especificações e parâmetros, a visibilidade proporcionada pelos automóveis é auxiliada pelos retrovisores externos e internos do veículo. Os fatores que influenciam na visibilidade são os vidros, espelhos retrovisores, carroceria e pontos cegos. Desta maneira, levou-se em consideração a análise de visão traseira (fornecida pelo espelho retrovisor interno), visão lateral (fornecida pelos espelhos laterais) e visão dianteira (verificação da obstrução na visibilidade causada pela coluna A). Os resultados levam em consideração a medição e análise das áreas não visíveis ao motorista. Para o cálculo da visibilidade total do veículo, foi realizada uma média aritmética dos resultados dos três tipos de visibilidade: traseira, lateral e dianteira. Outras informações, acesse (www.cesvibrasil.com.br).

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