CESVI aponta veículos mais vulneráveis a alagamentos

O novo estudo do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) denominado “Índice de Danos de Enchente” alerta sobre os veículos que mais podem sofrer com o excesso das chuvas. Com isso, a entidade lança um estudo para abordar o risco relacionado a alagamentos e possíveis danos aos veículos, em função de suas características mecânicas e eletroeletrônicas.

O motivo do estudo é nos últimos anos o mercado automotivo brasileiro teve que se adaptar ao risco de danos diversos aos automóveis pelos alagamentos decorrentes das fortes chuvas, características em diversas regiões do País durante o verão. Outro fato é que esses danos causados aos automóveis afetam a população, influenciam o mercado segurador, as oficinas de reparação e as montadoras de veículos.

O estudo resultou no Índice de Danos de Enchente, que classifica os veículos de acordo com o risco que cada um corre na eventualidade de se envolver em uma área de alagamento. Por definição, o Índice é uma ferramenta que avalia nos veículos suas características técnicas essenciais na promoção da mobilidade e os classifica em um ranking quanto ao risco de cada um sofrer danos provocados por alagamentos derivados de fortes chuvas.

Com a informação de quais veículos oferecem menos riscos de parar em um alagamento, seguradoras e consumidores terão maior embasamento para suas decisões, enquanto as montadoras terão uma referência para atuar na evolução dos sistemas de seus modelos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php