Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Certificação de peças pelo Inmetro intensifica em 2014

O IQA anuncia que terminais de direção, barras de direção, barras de ligação, terminais axiais, plataformas elevatórias veiculares, baterias e outros 15 componentes automotivos estão em processo de obtenção do selo do Inmetro. Desde 2009, o instituto realiza programas de avaliação de conformidade com intuito de informar e proteger o consumidor no quesito saúde, segurança e meio ambiente, além de facilitar o comércio internacional e reforçar o mercado interno.

Foto ilustrativa de catalisador da Tuper certificado pelo Inmetro
Foto ilustrativa de catalisador da Tuper certificado pelo Inmetro

Atualmente, 21 componentes automotivos estão listados como certificação compulsória (obrigatória), sendo que atualmente 16 deles só podem ser fabricados com o selo do Inmetro: pino-rei, 5ª roda automotiva, vidros, rodas, líquido de freio, arla 32, amortecedor, buzina, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava, anéis de pistão, bronzinas, lâmpadas, bomba elétrica de combustível e baterias.

“Os demais cinco produtos (terminais de direção, barras de direção, barras de ligação, terminais axiais e plataformas elevatórias veiculares) devem ser fabricados com o selo do Inmetro a partir de novembro de 2014″, afirma Sergio Kina, gerente técnico do IQA.

Diante da obrigatoriedade da certificação, os fabricantes e importadores ficam sujeitos à fiscalização, realizada pela Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade, que promove ações de verificação da conformidade durante o ano.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php