Certificação de amortecedores pelo IQA já está sendo realizada

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), anunciou que está pronto para realizar a certificação compulsória de amortecedores, conforme determina a portaria Inmetro nº 301 de 21/07/2011. De acordo com a entidade, indústrias e importadoras têm até janeiro de 2013 para obter o selo da conformidade, já que, a partir desta data, todos os amortecedores fabricados e importados devem ser certificados.

A certificação será obrigatória para autopeças de reposição, e ficam isentos da obrigatoriedade os componentes para linha de montagem, recall e de veículos de produção descontinuada fabricados até 31 de dezembro de 1999. “É importante que fabricantes e importadores comecem o processo o quanto antes para não correrem o risco de ficar fora do mercado, pois este é um movimento que não tem volta, por se tratar de algo que trará benefícios ao consumidor no que diz respeito à segurança”, afirma Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA.

A entidade divulgou também os prazos que a lei determina para o processo de certificação dos amortecedores. Fabricantes e importadores poderão comercializar peças não certificadas até julho de 2013, enquanto o varejo terá até julho de 2014 para esvaziar seus estoques.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php