Catalisador irregular piora qualidade do ar e reprova veículos na inspeção

Entre fevereiro e novembro de 2010, aproximadamente 75% dos veículos de São Paulo foram reprovados na Inspeção Veicular por exceder o limite das emissões de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO), de acordo com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Um estudo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apontou que no mesmo período houve um aumento de 76% no número de vezes em que a qualidade do ar ficou imprópria na Região Metropolitana da capital, em relação a 2008.

Além disso, 5% dos carros verificados apresentaram problemas no catalisador, afirma a Umicore. “Esses dados são expressivos e comprovam que a população não dá a devida atenção às emissões nocivas de seu veículo”, comenta Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da marca.

Para reduzir o número de reprovação a empresa recomenda a pré-inspeção. Para a companhia, é fundamental fazer a manutenção preventiva no automóvel para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes do sistema de exaustão.

Também é necessário verificar outros sistemas do veículo que influenciam na emissão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php