Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Carros elétricos: saiba como funciona pastilha de freio EHnergy

Produto fabricado pela Fras-le eleva potência de frenagem para veículos eletrificado

Carros elétricos: saiba como funciona pastilha de freio EHnergy - Foto: divulgação/Frasle
Carros elétricos: saiba como funciona pastilha de freio EHnergy – Foto: divulgação/Fras-le

 

A Fras-le divulgou como é o correto funcionamento da pastilha de freio EHnergy, que eleva a potência de frenagem para veículos híbridos e elétricos.

As pastilhas de freio EHnergy da Fras-le, que contam com tecnologia Electric+, trabalham menos do que os componentes para modelos a combustão, uma vez que o propulsor elétrico participa da parte da frenagem. Outra diferença é que a peça para carros eletrificados trabalham a frio com uma temperatura em torno de 70º, já as pastilhas em veículos térmicos a temperatura fica entre 100º e 250º.

“É por isso, que, na pastilha dos eletrificados, o ideal é ter um material de atrito com formulação específica para atuar nesta nova condição de temperatura, a frio, especialmente, na frenagem abrupta ou de emergência”, afirma André Brezolin, engenheiro de projetos da Fras-le.

O sistema de freio dos veículos híbridos e elétricos também são regenerativos, pois o motor participa da frenagem, revertendo a energia cinética para elétrica, carregando a bateria. As pastilhas de freio EHnergy também contam com tecnologia Comfort+, que controla a vibração e o ruído. . “Os elétricos e híbridos são mais silenciosos do que os carros a combustão, por isso, o ruído de freio é uma preocupação importante. O freio deve ser mais silencioso, pois se tem mais percepção do barulho. Assim, o material é menos propenso a gerar ruídos e a placa antirruído tem camada extra emborrachada e chanfro”, comenta Brezolin.

Também há o sistema Eco+, que permite deixar as pastilhas livres de metais pesados, não utilizando substâncias tóxicas. A Fras-le também utiliza tecnologia anticorrosiva com pintura nanopaint, com nanopartículas à base de nióbio, que eleva a resistência à corrosão, aumentando a vida útil da pastilhas.

De acordo com a Fras-le as pastilhas EHnergy podem ser instaladas no Volvo XC40 Recharge, Fiat 500e, Mini Cooper S E, Chevrolet Bolt, Tesla Model 3, Renault Zoe, Ford Fusion Hybrid, Toyota RAV4 Hybrid, entre outros modelos vendidos no país.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php