Todo mundo sabe como é importante oferecer serviços de revisões antes de pegar a estrada, mas quando o carro volta, é mais uma chance de incrementar o faturamento da oficina, disponibilizando para o cliente aquele check out exclusivo para voltar à rotina
Texto: Carolina Vilanova
Fotos: Arquivo
Viajar no feriado também é paixão nacional. O brasileiro não vê a hora de pegar uns dias a mais de folga no trabalho para deixar para trás o estresse da cidade grande e curtir com os amigos e a família num lugar tranquilo ou badalado, dependendo do humor. Essa situação acontece com frequência no Carnaval, feriadão prolongado, quatro dias de folia ou de descanso, tão merecidos para quem trabalha duro o ano inteiro.
Mas conhecendo nossas estradas, sabemos que muitas vezes os veículos podem voltar avariados, com pequenos ou grandes problemas para os mecânicos solucionarem. A viagem de férias geralmente acaba em desgaste do carro, por conta das más condições das pistas, maresia, lama, etc. Então, já que você já ofereceu ao cliente uma revisão para que ele pegasse a estrada com segurança, que tal já emendar num check out para que ele volte à rotina com tranquilidade?
Mas ele precisa de incentivo, então, que tal fazer promoções de serviços, peças e pagamentos facilitados, atrações que aumentarão o fluxo da sua oficina e a satisfação do seu cliente num momento em que ele já gastou um pouco a mais com o feriado prolongado?
Da mesma maneira que a revisão antes da viagem, na volta é importante que se verifique em primeiro lugar: combustível, calibração dos pneus e níveis de óleo do motor e de líquido de arrefecimento do radiador. A recomendação dos fabricantes de veículos e autopeças é inspecionar itens vitais para o bom rendimento e confiabilidade do veículo, tais como filtros, luzes, freios, pneus etc., principalmente se o carro rodou por um longo percurso. São procedimentos simples e que não devem custar muito.
Check List para voltar à rotina:
– Combustível e lubrificante
Como de costume, oriente seu cliente a abastecer sempre em postos autorizados e com certificados de qualidade. Em relação aos lubrificantes, como a troca foi feita antes da viagem, checar o nível já é o suficiente. É bom verificar o filtro de combustível, caso o cliente tenha colocado gasolina em postos de origem duvidosa. Cheque se não há vazamentos no sistema – mangueiras de combustível, junções e abraçadeiras dos filtros, tanque de combustível, além disso, cheque se o bocal do tanque está vedado. Eles podem ter se soltado durante o caminho. Os filtros já foram trocados no prazo, então a preocupação é se houve avarias durante a viagem que possam causar entupimento por conta de contaminação e sujeira.
– Iluminação
Todas as luzes do carro devem ser checadas quando o carro volta de viagem, porque pode ter ocorrido trepidações e os faróis podem ter ficado desregulados. Verifique lâmpadas, fusíveis e a regulagem dos faróis, veja ainda se há sinais de infiltração de água, que pode queimar da lâmpada sob a chuva e até danificar o refletor interno, com acúmulo de sujeira e corrosão. As lâmpadas das lanternas, faróis alto e baixo, piscas, freios e luz de ré devem estar funcionando perfeitamente.
– Suspensão
Faça uma análise visual para conferir que o carro não sofreu pancadas durante a viagem. Examine os amortecedores se estão amassados, as fixações, as buchas e se há vazamento do fluído hidráulico.
A recomendação é revisar ainda as coifas das homocinéticas. Cheque também as bandejas, pivôs, terminais. O desgaste prematuro dessas peças podem trazer prejuízos maiores para todo o conjunto.
– Lavagem
O ideal é fazer uma bela lavagem no carro do cliente, incluindo a parte de baixo, principalmente, se o veículo esteve na praia ou na lama. Use produtos que não contaminem as borrachas do sistema de suspensão.
– Freios
Sempre bom dar aquela segunda olhada no estado do sistema de freios depois que o carro volta de um longo percurso. Verifique o nível do fluído de freio, o desgaste de lonas, pastilhas, discos e tambores, e fique atento se há vazamentos no sistema. Problemas como ruídos, trepidações, perda de eficiência e pedal duro significam que o sistema requer manutenção. Faça a desmontagem do conjunto para uma verificação mais efetiva.
– Pneus
Depois da viagem é sempre bom checar o estado dos pneus, para isso, inspecione o estado da banda de rodagem, dos flancos e se há desgaste irregular dos pneus. Não esqueça de calibrar novamente, com a pressão de ar recomendada pela montadora, inclusive o estepe.
Em relação à profundidade dos sulcos, a resolução 558/80, de 15 de abril de 1980 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece em seu artigo 4° que é proibido desgaste da banda de rodagem inferior o 1,6 mm, valor denominado de TWI (Tread Wear Indicators ), cuja sigla está ressaltada na região do ombro da rodagem do pneu. Ou seja, o desgaste não pode ser maior do que isso.
Se precisar substituir algum pneu, é necessário ficar atento, pois cada modelo tem um desenho e construção específica, por isso a mistura de diferentes tipos num mesmo eixo pode causar desequilíbrios direcionais, ou seja, a tendência de puxar para o lado ao rodar ou ao frear. Lembre-se de fazer rodízio periódico para equilibrar os desgastes.
– Alinhamento e balanceamento das rodas
Se os pneus forem trocados, é essencial fazer os procedimentos, se não forem é necessário pelo menos uma verificação, pois durante o percurso podem ter ocorrido fortes impactos em buracos ou obstáculos. Se o motorista sente vibrações no volante é bom que se faça o balanceamento das rodas.
– Sistema Elétrico
Pra finalizar, faça uma revisão no sistema elétrico do veículo: apenas cheque o funcionamento da bateria, do motor de partida, do alternador e de fusíveis. Tenha em mãos os códigos de segurança do alarme e do rádio, caso precise trocar a bateria. Mantenha os terminais dos cabos bem apertados e em bom estado, além disso, explique para seu cliente que é necessário evitar que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.