Carro 100% nacional terá motor 1.0 turbo da Horse

Motorização será usada no Lecar 459 Hybrid, veículo com a tecnologia Range Extender (EREV) que deve ser lançado em 2026

Foto: Horse/Reprodução

A Horse, que também desenvolve motores para Renault, informou que será a fornecedora do motor 1.0 litro turbo de três cilindros HR10 de 125 cv e 220 Nm de torque para o Lecar 459 Hybrid, um veículo eletrificado 100% nacional com tecnologia Range Extender (EREV) previsto para 2026.

 

A princípio, a Horse fornecerá à Lecar 12 mil unidades por ano do motor 1.0, com a possibilidade de aumento no volume, de acordo com o crescimento da demanda. Esses conjuntos motrizes podem ser abastecidos com etanol ou gasolina.

 

“Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da HORSE para um EREV de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves. Para a HORSE, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros. Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo. Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs, uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão”, destaca Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited.

 

Tecnologia EREV

Diferente dos PHEVs vendidos no Brasil, o Lecar 459 Hybrid tem um motor a combustão com EREV, que fornece carga de energia para a bateria do veículo através de um gerador elétrico a bordo. Com isso, o motor térmico opera com maior eficiência, o que minimiza o consumo de combustível e as emissões de CO2. Além disso, quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado. Ademais, a bateria ainda pode ser carregada como os veículos 100% elétricos, uma vez que é possível plugar o veículo na tomada.

 

Vale lembrar que o motor 1.0 HR10 de até 125 cv e 220 Nm turbo, que tem injeção direta de combustível e comando duplo de válvulas, é produzido em Curitiba. O modelo híbrido ainda contará com um gerador elétrico da WEG.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php