Cariocas em peso em busca de informação

Na RioParts, os participantes do Projeto Atualizar O Mecânico lotam os auditórios das palestras da Elring Klinger, Federal-Mogul e Gates. Na cidade maravilhosa, os mecânicos se mostram sedentos por informação técnica e atualização

Carolina Vilanova

6091

Carlos Henrique Ventura, da Eraldo Mecânica, localizada em Terezópolis/RJ, veio repetir a dose do ano passado: assistir às palestras do Projeto Atualizar O Mecânico, realizada durante a RioParts. “Não tenho palavras para dizer como é bom conhecer mais do que estamos aplicando na nossa oficina”, disse ao sair da palestra da Elring Klinger. Carlos, 38 anos, é mecânico desde os 12 e há pouco tempo conseguiu montar a sua própria oficina. “Somos em 12 mecânicos e fiz questão que todos viessem se atualizar, é muito bom saber das novidades. Aproveitamos bastante”, comemorou.

Essa é segunda vez que a Revista O Mecânico promove o ciclo de palestras no Rio de Janeiro, que pela segunda vez contou com salas lotadas em todas as apresentações. Com a participação das empresas Elring Klinger, Federal-Mogul e Gates do Brasil, o projeto foi promovido no estande da Revista O Mecânico durante o evento, entre os dias 6 a 9 de outubro, no Rio Centro.

“Mais uma vez nossa missão foi cumprida, conseguimos atrair um grande número de participantes para as palestras, foram mais de 500 mecânicos nos quatro dias da feira. É o nosso objetivo: disseminar informações técnicas que são tão importantes para os mecânicos, principalmente nessa região”, comenta Fábio Antunes de Figueiredo, diretor Comercial da GG Editora de Publicações Técnicas Ltda., que publica a Revista O Mecânico.

E os mecânicos agradecem, com um sorriso no rosto quando saem de cada palestra. Assim como Nemilson da Silva Oliveira, mecânico e proprietário da Oficina Mecânica Italvinha Ebenezer, de Belford Roxo/RJ, que assistiu à palestra da Gates sobre correias automotivas. “Gostei muito da apresentação, as dicas e as informações que foram passadas. Isso nos ajuda muito a estar por dentro e não dar prejuízo pro cliente, que quando está contente sempre volta e ainda indica a sua oficina para os amigos”, comentou.

O mecânico Cláudio de Paula, da oficina Claucar Mecânica, do Rio de Janeiro, comentou que não perde uma chance de se atualizar. Saiu da palestra da Federal-Mogul depois de adquirir muitas dicas e informações. “Conhecimento nunca é demais, assim, podemos efetuar um bom serviço para o cliente, que vai ficar satisfeito e mais confiante no nosso trabalho”, diz.

Com duração de aproximadamente 40 minutos, as palestras foram realizadas simultaneamente em dois auditórios com capacidade para 25 participantes cada. Todos os dias foram sorteados brindes, ferramentas e no último dia um scanner automotivo da Alfatest.

O vencedor foi o eletricista José Walter Costa de Oliveira, que está prestes a abrir a sua própria oficina. “Foi um presente de Deus, vai ser o começo para a minha oficina. Estou fazendo um curso de injeção e o scanner vai me ajudar muito”, disse José, que é leitor e assinante da Revista. Ele também aprovou as palestras: “sempre ajuda na hora de adquirir mais conhecimento”, comemora.

  • 6106
    Nemilson da Silva, de Belford Roxo/RJ
  • 6063
    Carlos Henrique, de Terezópolis/RJ

6061

Cláudio de Paula, do Rio de Janeiro/RJ

 

  • 6190
    José Walter, recebe o scanner de Caio Biazon, da Alfatest
  • 6209
    Fabrício Barros, da ALF Ferramentas, entrega prêmio para Leonildo Barbosa
Aconteceu no Atualizar O Mecânico
  • 6132
  • 6086
  • 6201
  • 6116
  • 6153
  • 6101
  • 6122
  • 6159
  • 6222
    Almir da Auto Peças Peixoto
  • 6224
    Givanildo Leite da Silva
  • 6215
    Leandro Silva de Souza
  • 6214
    Vander N. dos Santos
  • 6210
    Luiz Carlos dos Santos
  • 6213
    Aloísio Pereira da Silva
  • 6212
    Sávio Luis Ferreira da Silva
  • 6211
    Carlos Alberto Verçosa
  • 6221
    Carlos Nascimento de Moura
  • 6217
    Flavio Magalhães
  • 6216
    Ney Pereira da Silva
  • 6220
    Túlio F. Rampin
  • 6219
    Rogério Oliveira
  • 6223
    Marcelo Pruchó Gonçalves

6218

Gilson Rodrigues da Silva

Elring Das Original

Evolução tecnológica de juntas de cabeçote

Os mecânicos do Rio de Janeiro participaram pela segunda vez da palestra da Elring Klinger, que apresentou a evolução e os diversos tipos de juntas de cabeçote. Pedro Bighetti, representante técnico da Elring Klinger do Brasil, abordou as mudanças e os avanços dos componentes nos motores flex e na linha pesada. “É muito importante o mecânico receber estas informações para obter conhecimento técnico necessário no momento da manutenção e efetuar o procedimento correto”, afirma.

6141

Pedro também explicou que a empresa fabrica juntas destinadas ao mercado de equipamentos originais (OEM), ou seja, direto para as montadoras, que trabalham intensivamente para atender às leis de emissões, aumentar o desempenho e reduzir o consumo de combustível. “Os produtos tiveram que evoluir para acompanhar a demanda, sempre assegurando a correta vedação entre o bloco e o cabeçote, já que quando o motor está em funcionamento, as juntas se movimentam por conta da alta pressão de combustão e temperatura de trabalho”, analisa.

Durante a palestra, o técnico enfatizou que a Elring Klinger é responsável por 55% do fornecimento das juntas para a linha leve no mercado nacional para montadoras e atende 100 % da solicitação dos componentes para a linha de pesados da Mercedes-Benz. Todos esses produtos são disponíveis também na reposição. Ele falou ainda sobre a aplicação correta dos produtos e os procedimentos que devem ser seguidos na hora de uma intervenção.

Outra pauta da apresentação foi a sequência de apertos e torques determinados num procedimento, que também exige a retífica do bloco e do cabeçote, sempre seguindo as instruções contidas no manual do proprietário. “Quando são devidamente treinados, os técnicos sabem que para não perder o serviço, ao efetuar a troca das juntas, devem colocar novos parafusos”, finaliza.

Ainda falou sobre o mais recente lançamento da marca, os kits para turbina, que contém juntas, parafusos, porcas especiais para reparação de turbinas de vários motores, principalmente, da linha diesel. “Esses produtos estarão disponíveis para o mercado de reposição nos próximos meses”, complementa.
www.elringklinger.com.br

Federal-Mogul

Componentes de motor em veículos pesados

A palestra da Federal-Mogul comprovou o interesse dos mecânicos pela reparação de veículos pesados. O consultor técnico da empresa, Fidencio Martinez Ribeiro, foi o responsável em levar para os participantes todo conteúdo da empresa e começou a sua apresentação com um breve histórico dessa companhia multinacional, com longa experiência na produção de diversos itens automotivos em suas 105 instalações espalhadas pelo mundo.

6169

“O portfólio da Federal-Mogul vai muito além da fabricação de componentes para motor, como kits de camisa, pistão e anel, válvulas e cabeçote para veículos pesados. Itens para iluminação de veículos pesados, fora-de-estrada e motocicletas – faróis, lanternas e setas – saem da linha de montagem de Manaus, no Amazonas”, comenta Fidencio.

Outro assunto muito importante abordado no Atualizar foi a qualidade do pistão e do seu material de construção, que é o alumínio, perfeito para suportar cargas térmicas e mecânicas garantindo ao produto alta qualidade e confiabilidade. “Falamos também sobre a configuração e os tipos de anéis fabricados pela Federal Mogul, reforçando a parte da raspagem perfeita do óleo para evitar o seu acúmulo, fazendo o retorno para o cárter”, explica.

O consultor ainda deu dicas sobre aplicação, o que contou com muita interatividade dos participantes. “Expliquei as falhas desses itens, o diagnóstico e as causas de cada problema que pode ocorrer. Depois falamos da solução dessas avarias como devem ser”, complementa.

Também foi enfatizado que os produtos chegam aos mecânicos prontos para serem utilizados, sem necessidade de nenhum preparativo, apenas muito cuidado no manuseio, como não deixar bater e nem cair no chão.

“O que mais me chamou atenção foi a falta de conhecimento que os mecânicos têm dos nossos produtos, eles acham que a Federal-Mogul produz apenas bronzinas e ficam admirados quando descobrem que o portfólio da empresa é bem extenso. Além disso, achei interessante porque a sala da palestra estava lotada de mecânicos, todos interessados em conhecer e participar. É muito gratificante”, finaliza.
www.federal-mogul.com.br

Gates

Correias Automotivas

O engenheiro mecânico Gilmar Mattos, trabalha na área de Vendas e Aplicação de Produtos da Gates do Brasil e foi o palestrante da empresa no ciclo de palestras do Rio de Janeiro. Ele conversou com os mecânicos sobre a empresa que foi fundada na cidade de Denver, nos EUA, e celebra 100 anos de atividades em 2011.

6149

“A Gates está presente no Brasil com duas fábricas em Jacareí, interior de São Paulo, onde produz correias dentadas, correias Micro-V, correias em V, tensionadores e mangueiras para radiador”, disse. Essas peças são destinadas para o mercado original, direto nas montadoras, e também para o mercado de reposição, inclusive para exportação.

Na palestra, Gilmar enfatizou a tecnologia utilizada no desenvolvimento das correias, cuja construção conta com materiais nobres como nylon, cordonéis de poliéster de alta resistência e fibra de vidro. “A Gates conta com dois Centros de Desenvolvimento, um no Canadá e outro no Japão. Essa tecnologia é transmitida para todas as outras unidades para que todos fabriquem o mesmo produto, com a qualidade e a confiança da marca”, enfatiza.

6053

Outro assunto abordado foi o lançamento do Kit de correias e tensionadores PowerGrip, destinado para várias aplicações em veículos nacionais e importados. De acordo com o engenheiro, é importante ressaltar as vantagens de utilizar o kit, que traz muitas facilidades aos aplicadores.

Entre as dicas para o mecânico, enfocou o cuidado com o manuseio das correias, a necessidade de trocar o conjunto correia e tensionador simultaneamente e de utilizar sempre a aplicação correta para cada veículo. “Para os carros mais novos é recomendado utilizar correias com HNBR, um material feito de elastômero de última geração e mais resistente ao calor”, finaliza.
www.gatesbrasil.com.br

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php