Captiva 2011 chega com trem de força reformulado e novos itens de série

A General Motors do Brasil anuncia a chegada da linha 2011 do utilitário esportivo mais famoso da marca, o Chevrolet Captiva, com motores reformulados e novos itens de conforto e segurança. Com mais de 35 mil unidades vendidas desde quando foi lançado por aqui, em 2008, o utilitário vai continuar sendo comercializado em três versões: Sport Ecotec e Sport V6 com tração dianteira (FWD) e tração integral nas quatro rodas (AWD).

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A maior das novidades da linha é a adoção da injeção direta de combustível, um sistema denominado SIDI (Spark Ignition Direct Injection), tanto no motor Ecotec 2.4 16V quanto no 3.0 V6. De acordo com a engenharia da marca, o sistema de injeção direta injeta o combustível diretamente na câmara de combustão através de injetores localizados entre os pórticos de admissão, que passam a distribuir apenas ar. O resultado dessa tecnologia é a eficiência da queima da combustão, otimizando o desempenho e reduzindo consumo de combustível e emissões de poluentes.

Assim, o propulsor 2.4 litros 16V, todo feito em alumínio, passa a entregar potência de 185 cv (15 cv a mais que a versão anterior) e torque de 23,8 kgfm a 4.900 rpm. Já os modelos com motor V6 3.0 litros são capazes de gerar 268 cavalos de potência, 7 cv a mais que o motor anterior, com torque máximo de 30,6 kgfm a 5.100 rpm. Esse conjunto conta com o sistema eletrônico de abertura de válvulas VVT (Variable Valve Timing), coletor de admissão bipartido e coletor de escapamento integrado com o cabeçote, dispensando, por exemplo, o uso de juntas. O acionamento do comando é por meio de uma corrente com dentes invertidos.

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Para completar a novidade do trem de força, uma nova transmissão automática/seqüencial de seis marchas, a GF6, foi integrada à linha, a mesma que equipa o sedã Malibu, com a opção Active Select. Além disso, contam com um novo modo de dirigir, o Eco Mode, acionado por meio de um botão no console central, atua no gerenciamento do câmbio e motor, proporcionando trocas de marcha com maior economia de combustível, em rotações mais baixas. Um sistema de eletrônico comanda ainda a embreagem nas trocas de marcha.

A nova gama da Captiva passou por uma remodelagem sutil também em relação ao visual externo e ganhou muitos atributos para o interior do habitáculo. A engenharia mostra que externamente, as versões Sport V6, se diferenciam por ter os pára-choques pintados na cor da carroceria e a adoção de um aplique cromado no pára-choque da versão Sport V6 AWD. Por dentro, o banco de couro ganhou a cor preta, um novo console central e iluminação ice blue no painel de instrumentos.

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Entre os equipamentos de segurança, destacam-se o controle eletrônico de estabilidade (ESP – Electronic Stability Program), o sistema de freios ABS (Anti-lock Braking System) e o controle eletrônico de tração (TCS – Traction Control System), além dos seis airbags espalhados pelo interior do carro e o monitoramento da pressão de pneus. Outros itens tecnológicos incrementam o modelo, são eles o acionamento elétrico do freio de mão e câmera de estacionamento.

O Chevrolet Captiva oferece 3 anos de garantia e apresenta novas cores: Preto Carbon Flash e Cinza Mocha (exclusiva da versão V6. O modelo está na rede de concessionárias da marca com pdeços de R$ 90.299,00 (Ecotec), R$ 96.774,00 (V6 FWD e R$ 100.774,00 (V6 AWD).

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